Sanduba do Bom!

As influências portuguesa, italiana e alemã estão presentes nos sandubas do JF Sabor; confira alguns

Por Airton Soares

Glória Bar – Francesinha à Mineira

sanduba
(Foto: Divulgação)

Na década de 1960, um sagaz português, voltando de uma estadia na França, resolveu pegar a receita do croque-monsieur e conferir a ela um toque lusitano, incluindo aí um generoso molho picante no sanduíche agora batizado “Francesinha”. Pois acertou a mão, e o prato tornou-se um ícone da gastronomia de Portugal. Eis que, passados tantos anos, agora é a vez do Thiago, do Glória Bar, fazer a mesma coisa, e inspirando-se na receita portuguesa criou a “Francesinha à Mineira”: um sanduíche preparado no pão de forma, recheado com um blend bovino, torresmo, linguiça e muçarela. Ele é coberto por um saboroso molho de tomate com cachaça e pimenta-dedo-de-moça. Perfeito! E já recomendo: peça uma autêntica cachaça mineira pra acompanhar e você vai soltar um “uai” ou um “ora pois” a cada mordida!

Rua Catulo Breviglieri 800, Santa Catarina

HM Lanches – HM Toscana Supreme

sanduba
(Foto: Divulgação)

Eu já sou cliente da HM faz algum tempo, e sempre usei o delivery, rápido e eficiente, para saciar aquela vontade de comer um bom sanduíche. Acontece que agora eles estão em novo endereço, pertinho do original, ainda mais bonito e confortável, ali no Nosso Moinho, lugar ótimo para visitar e comer por lá mesmo os burgers da casa. E pra comemorar essa evolução, nada como experimentar o lançamento deles no JF Sabor, o HM Toscana Supreme: um pão de brioche, recheado com um suculento bife de linguiça toscana (taí a referência à Itália), adicionado de molho barbecue e um dourado bolinho de mandioca com catupiry– crocante por fora e cremoso por dentro – além da salada e do delicioso bacon, sempre presente nos melhores sanduíches.

Av Presidente Juscelino Kubitscheck 900, Nosso Moinho

Na Praça – Schnitzel das Gerais

 sanduba

Quando a Festa Alemã terminou, em setembro passado, eu fiquei um tanto preocupado: quando eu iria voltar a comer um bom prato alemão, com ingredientes e inspiração na culinária germânica? Eis que o Iago do Na Praça veio me salvar e lançou, para o JF Sabor, o Schnitzel das Gerais: o prato clássico alemão com um toque de mineiridade em forma de sanduíche! Trata-se de um lombo suíno empanado e crocante, acompanhado por cogumelos frescos salteados na cachaça, envolvido em uma versão de pão alemão com mandioca e fondue de queijo artesanal de Alagoa- MG. É uma mistura de ingrediente primorosa e muito saborosa também. Agora é pedir um chope bem geladinho e aproveitar aquele agradável espaço na praça do bairro Jardim Glória para se sentir num autêntico Biergarten. A OktoberFest vai ser aqui! Prost!

Rua Uruguaiana 24, Jardim Glória

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também