Muitas vezes a frase “quem não bebe não tem história” é repetida por aí nos bares e botequins, mas ela caiu como uma luva quando me lembrei da Cervejaria Barbante, afinal, ela é a primeira cervejaria de MG, fundada em Juiz de Fora em 1861 e, nesse tempo todo, certamente vem produzindo bastante cerveja para bebermos e termos inúmeros motivos para contar a história dela por aqui. Inclusive, já que a ideia é contar história, vou trazer uma novinha para os leitores: ela acaba de inaugurar a sua primeira franquia de restaurante na cidade, no bairro em que a gastronomia pulsa: o Alto dos Passos. Isso que eu chamo de unir o útil ao agradável!
Um espaço primoroso, bem elaborado e extremamente confortável, muito bem decorado, com vários itens que remetem à cervejaria no Bairro São Pedro, aliado a um atendimento rápido e cortês, cardápio cheio de comidas deliciosas, preparados com todo cuidado pelo competente chef Chris Silveira, o que nos facilita a vida na hora de escolher um dos chopes fresquinhos para harmonizar.
Há ainda uma bela carta de bebidas, que contempla drinks tradicionais e autorais pra refrescar a palavra enquanto a gente aproveita tudo por lá, seja no belíssimo salão da entrada, envidraçado e repleto de poltronas, no salão interno, igualmente confortável e cheio de detalhes e iluminação fantástica, no deck que nos dá aquela liberdade de ficar na beira da rua assistindo ao movimento do bairro ou, no caso das crianças, no amplo e divertido espaço kids oferecido pelo restaurante.
Na minha visita, logo pedi um chope geladinho, servido numa taça bonitona, e escolhi o chips de jiló para acompanhar: confesso que ele entrou nos Top 3 da minha vida! Fatiado bem fininho, empanado e frito, são extremamente crocantes e sequinhos. Ficam melhores ainda se mergulhados num dos molhos adicionais oferecidos no cardápio. A segunda porção foram os Medalhões do Barbante, que são mini na concepção e gigantes em sabor, com frango envolto em bastante bacon crocante e cobertos com requeijão, acompanhados de batatas fritas.
E como o Barbante foi fundado por alemães _ taí mais uma história boa de contar _ além da cerveja tão apreciada por todos, eles nos trouxeram também a receita do Eisben, joelho de porco, aqui servido na versão defumada, com muito mais sabor, acompanhado de batatas rústicas e chucrute típico alemão. Perfeito! Sendo assim, não há como deixar de pedir mais alguns chopes geladinhos para brindar e comemorar a chegada desse belo restaurante ao Alto dos Passos. Agora é sua vez de ir lá e aproveitar a Cervejaria Barbante e toda sua gastronomia! Vamos Juntos?
Endereço – Rua Dom Viçoso 152, Alto dos Passos