Com a escolha do tema “mineiridade” para o JF Sabor deste ano, a Abrasel Zona da Mata, promotora do evento, nos deu oportunidade de conhecer várias receitas de chefs e cozinheiros de nossos restaurantes locais, privilegiando a gastronomia de Minas Gerais e valorizando nossa cozinha raiz, aquela bem caipira que, quando a gente prova, até solta um “Uai, sô! Que trem bão!”.
São pratos que estão agradando em cheio ao paladar de quem experimenta, e por isso vale recomendar aos amigos. Como sugestão, vou deixar aqui algumas opções saborosas para que nossos leitores visitem os restaurantes e provem toda a mineiridade em forma de comida. Vamos juntos?!
Bar do Passarinho
Torresmo ajoelhado no bafo
O Passarinho domina as técnicas da churrasqueira de bafo, e nela ele colocou pra assar o torresmo (previamente marinado num mix de alho, cebola, cachaça e vodka) e também o joelho de porco, servindo estes dois cortes com o torresmo em lascas cobrindo um belo joelho, ambos guarnecidos da farofinha crocante da casa e uma geleia de pimenta com abacaxi muito gostosa.
Rua Rafael Zacarias 500 – Democrata
Sartoni Steakhouse
Ribiuai
O Sartoni acaba de inaugurar uma nova loja no Shopping Jardim Norte e agora oferece, tanto lá quanto no endereço do Bairro São Mateus, a sua famosa costelinha suína, só que numa versão especial, desossada e recheada com muçarela, catupiry e bacon. Ela é empanada e frita e chega à mesa acompanhada de batatas rústicas e molhos barbecue de goiabada, vinagrete de maçã e molho pesto.
Rua Manoel Bernardino 25 – São Mateus
Shopping Jardim Norte
Nugrau Dubai
Chica da Silva
O bar queridinho do Bairro de Lourdes chega ao JF Sabor participando em várias categorias do evento. Na de petiscos, eles apresentam uma receita que leva carne seca cozida com pimentão e pimenta tabasco, acompanhada de uma crocante polenta frita coberta por um cremoso molho quatro queijos.
Rua Nossa Senhora de Lourdes 283 – Bairro de Lourdes
Los Mex
Uai Nachos
O bar temático mais bacana de Juiz de Fora, com sua culinária mexicana saborosa e picante, criou uma receita que une aquele país a Minas Gerais, com suas tortilhas de milho crocantes recobertas de molho cheddar, muçarela derretida, linguicinha de lombo e muito bacon caramelizado com cebolas.
Rua Machado Sobrinho 49 – Alto dos Passos
Já tô com roupa de ir
Se é pra mostrar nossa mineiridade, vamos aos bares e restaurantes bem trajados. A dica é visitar o Instagram @usealmamineira e escolher entre as dezenas de camisas que remetem ao tema Minas Gerais, com nossas frases e preferências estampadas no peito e com muito orgulho de fazer parte dessa terra abençoada (e com culinária privilegiada). Você pode usar, por exemplo, uma camisa com os dizeres “Trem bão dimais, sô!” e o elogio ao prato do concurso já está feito, ou ainda a minha preferida: “Torresmo é melhor que muita gente” e o recado está dado. Escolha a mais apropriada e use Alma Mineira no JF Sabor, ou quando você quiser! Vamos juntos?!
Visite o site do JF Sabor e conheça os bares e restaurantes participantes: jfsabor.com