Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Dia da Pizza

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. Que tal festejar com uma redonda rústica aí na sua casa?

Por Butecos de JF

07/07/2021 às 20h51 - Atualizada 07/07/2021 às 21h00

Pizza Visentin – Foto João Schubert

 

Eu considero que todos os domingos são dia de pizza, hábito que trouxe comigo desde quando morei em São Paulo. Não era para ser diferente, afinal, de acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, em nosso país se produz cerca de um milhão de pizzas por dia, e o Estado de São Paulo consome mais da metade dessa produção. E lá de São Paulo também surgiu a ideia da data comemorativa para a redonda italiana, que começou a ser festejada em 1985, por iniciativa de um secretário de turismo do estado. Bela iniciativa!

  Em nossa cidade, a pizza também é muito requisitada e faz parte da tríade de pratos mais solicitados nos delivery, junto aos hambúrgueres e a comida japonesa. E destas casas especializadas em entregas vem minha dica de pizza para comemorar a data: a Pizza Rústica atende somente por delivery, e sua pizza é uma das melhores que já comi, portanto, quero compartilhar com vocês a minha preferida. O Rafael Visentin, proprietário da pizzaria,  empresta seu sobrenome italiano para nomear a pizza que é criação e exclusividade da casa: a Visentin Ela é preparada com uma massa fina e crocante, com bordas sequinhas que remetem a biscoito folhado salgado. O molho usado é receita própria e dá nome a pizzaria: molho rústico. Sobre ele vão mussarela, queijo gorgonzola, nozes, mel e alecrim, resultando numa pizza que nos entrega crocância, sabor levemente agridoce aliado à potência do gorgonzola e das nozes saltando no paladar, além de ser muito aromática. Uma combinação inesquecível que vai fazer com que você sempre repita o pedido por lá.

Pizza Visentin – Foto João Schubert

  Mas há ainda muitos outros sabores e receitas gostosas no cardápio da Pizza Rústica, afinal eles gostam tanto de pizza que não ficam só nas tradicionais e contam com receitas autorais para satisfazer os clientes ávidos por novas experiências gastronômicas. Confira o cardápio no Instagram deles, que segue no final da matéria, e faça sua escolha.

O conteúdo continua após o anúncio

Voltando no tempo

Quando vi chegando a data comemorativa, lembrei desse viés criativo para fazer um pedido especial ao Rafael. Trata-se de uma pizza que guardei na memória e que no passado fez parte do cardápio de uma pizzaria que existia na rua Espírito Santo. A receita era igualmente agridoce, aromática e sensacional: bacon com cerejas. Quem é #baconlover como eu já pode imaginar o que vem por aí! O bacon tem seus fãs e admiradores, e misturar esse alimento com ingredientes adocicados já não é novidade hoje em dia, embora naquela antiga pizzaria isso pra mim tenha sido novidade. A pizza leva queijo mussarela, e sobre ele bacon em lascas e a cereja – que não é aquela única do bolo – espalhada generosamente sobre a redonda. O bacon se mistura ao inconfundível sabor e aroma da cereja, e o adocicado combina perfeitamente com os demais ingredientes salgados, fazendo a gente suspirar a cada mordida. E assim eu voltei no tempo a cada fatia. Obrigado por isso, Rafael!

  Depois me contem também suas preferências de pizzas nos comentários desta coluna no portal da Tribuna de Minas, e deixe sua sugestão de receita para experimentarmos juntos novos sabores! E viva a Pizza!

Bacon e cereja – Foto: Airton Soares

Instagram: @pizzarusticajf

WhatsApp: 98821-6610

 

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programas nas rádios Transamérica JF e Mix FM e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia