Eu considero que todos os domingos são dia de pizza, hábito que trouxe comigo desde quando morei em São Paulo. Não era para ser diferente, afinal, de acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, em nosso país se produz cerca de um milhão de pizzas por dia, e o Estado de São Paulo consome mais da metade dessa produção. E lá de São Paulo também surgiu a ideia da data comemorativa para a redonda italiana, que começou a ser festejada em 1985, por iniciativa de um secretário de turismo do estado. Bela iniciativa!
Em nossa cidade, a pizza também é muito requisitada e faz parte da tríade de pratos mais solicitados nos delivery, junto aos hambúrgueres e a comida japonesa. E destas casas especializadas em entregas vem minha dica de pizza para comemorar a data: a Pizza Rústica atende somente por delivery, e sua pizza é uma das melhores que já comi, portanto, quero compartilhar com vocês a minha preferida. O Rafael Visentin, proprietário da pizzaria, empresta seu sobrenome italiano para nomear a pizza que é criação e exclusividade da casa: a Visentin Ela é preparada com uma massa fina e crocante, com bordas sequinhas que remetem a biscoito folhado salgado. O molho usado é receita própria e dá nome a pizzaria: molho rústico. Sobre ele vão mussarela, queijo gorgonzola, nozes, mel e alecrim, resultando numa pizza que nos entrega crocância, sabor levemente agridoce aliado à potência do gorgonzola e das nozes saltando no paladar, além de ser muito aromática. Uma combinação inesquecível que vai fazer com que você sempre repita o pedido por lá.
Mas há ainda muitos outros sabores e receitas gostosas no cardápio da Pizza Rústica, afinal eles gostam tanto de pizza que não ficam só nas tradicionais e contam com receitas autorais para satisfazer os clientes ávidos por novas experiências gastronômicas. Confira o cardápio no Instagram deles, que segue no final da matéria, e faça sua escolha.
Voltando no tempo
Quando vi chegando a data comemorativa, lembrei desse viés criativo para fazer um pedido especial ao Rafael. Trata-se de uma pizza que guardei na memória e que no passado fez parte do cardápio de uma pizzaria que existia na rua Espírito Santo. A receita era igualmente agridoce, aromática e sensacional: bacon com cerejas. Quem é #baconlover como eu já pode imaginar o que vem por aí! O bacon tem seus fãs e admiradores, e misturar esse alimento com ingredientes adocicados já não é novidade hoje em dia, embora naquela antiga pizzaria isso pra mim tenha sido novidade. A pizza leva queijo mussarela, e sobre ele bacon em lascas e a cereja – que não é aquela única do bolo – espalhada generosamente sobre a redonda. O bacon se mistura ao inconfundível sabor e aroma da cereja, e o adocicado combina perfeitamente com os demais ingredientes salgados, fazendo a gente suspirar a cada mordida. E assim eu voltei no tempo a cada fatia. Obrigado por isso, Rafael!
Depois me contem também suas preferências de pizzas nos comentários desta coluna no portal da Tribuna de Minas, e deixe sua sugestão de receita para experimentarmos juntos novos sabores! E viva a Pizza!
Instagram: @pizzarusticajf
WhatsApp: 98821-6610