Arroz de suã: tradição que agora tem dia certo no Bar da Jussara

Receita entra no cardápio fixo, às quartas feira, e é servida no Bar da Jussara

Por Butecos de JF

Prancheta 5

Eu gosto demais de receitas tradicionais da culinária do interior. Frango com quiabo, feijão tropeiro, arroz carreteiro, galinhada e por aí vai. Mas tenho predileção por uma que pouco se vê – e se come – pelos Butecos de JF: o arroz de suã.

Eventualmente ele aparecia em um ou outro restaurante, mas desde a última semana ganhou dia a lugar definitivo para podermos comer essa receita, preparada agora toda quarta-feira no Bar da Jussara.

bar da jussara arroz de suã

Para quem não conhece, trata-se de um corte suíno, pouco valorizado, mas cheio de sabor: é a espinha dorsal suína, que fica junto ao lombo e costela do porco. Ela é cortada em pedaços pequenos, que contém a carne, gordura, osso e colágeno, e então é marinada em temperos e especiarias, selada na panela quente na fase seguinte, sendo depois cozida e por fim recebe o arroz que absorve todos os sabores do preparo.

Prancheta 14

Servida salpicada de cebolinha (e na receita da Jussara bacon frito também), ela chega à mesa numa bela travessa que serve bem duas a três pessoas. Estive por lá na última quarta-feira com meus amigos Danielle e Guilherme – que se encarregaram das fotos desta matéria – e comemos fartamente o arroz de suã, e não demos conta de terminar o prato servido naquele dia – tamanha fartura e generosidade no serviço do bar. Ainda que muito satisfeito, saí de lá já programando o retorno na próxima quarta. Pode parecer gulodice, mas é saudade mesmo de ter esse prato no cardápio fixo de um bar e poder contar com ele sempre que tiver vontade de degustar essa receita tradicional. Valeu, Jussara! As quartas-feiras estarei sempre por aí, e o leitor está convidado para ir também: Vamos Juntos?!

Arroz de Suã no Bar da Jussara: toda quarta feira, na Rua Doutor João Camilo de Oliveira Torres, 103 – Bandeirantes

Fotos: Danielle Zamboni/DG  Design Studio

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também