Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

A Festa das Nações está de volta!

Uma verdadeira viagem gastronômica sem precisar sair de Juiz de Fora

Por Butecos de JF

05/06/2022 às 10h36 - Atualizada 05/06/2022 às 10h36

A praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus, vai ser o palco de um evento de gastronomia que promete trazer várias referências mundiais para nossa cidade, contando com dezenas de receitas deliciosas. E, o mais legal, vamos reviver um evento marcante: a Festa das Nações. Por lá, vamos encontrar receitas caprichadas com o melhor do que cada país ali representado nos oferece em sua gastronomia, preparadas pelos mais renomados chefs e cozinheiros de nossa cidade, e eu já começo contando que o nosso país está representando pelo Botequim em Casa, que apresenta a receita Serra e mar, em que camarões e catupiry são envoltos numa massa de bolinho de milho, que por sua vez é empanada em farofa de milho flocada. Acompanha ainda maionese de dendê e malagheta.

O conteúdo continua após o anúncio


Pra continuar na linha que eu gosto, a Itália chega à mesa com a Porchetta, um corte suíno enroladinho que nos entrega crocância por fora e muita suculência em seu recheio. Ainda na minha lista de preferências, os bolinhos de bacalhau da Associação Portuguesa prometem acompanhar muito bem os chopes servidos nesse evento, assim como o prato da Associação Alemã, que representa a nossa colônia germânica e que vai nos dar uma prévia de outra festa que amamos, a Deutsches Fest, trazendo para a praça o Eisbein – joelho de porco – e também a torta alemã.
E como eu sei que vocês gostam muito de um bom burger, já conto aqui que a premiada Monterei vem representando os Estados Unidos com vários sandubas bem recheados, fritas com cheddar e bacon e também porções de onion rings; e que o pessoal do Boucan caprichou na receita australiana e chega com o CanguBurguer, preparado com carne bovina, boucan cheese, cebola amanteigada e bacon crocante. Tá salivando aí? Porque eu já estou! E ainda não acabou!


A nossa tradicional colônia sírio-libanesa também traz a culinária árabe com a kafta na brasa, labne cru, homus tahine e pão sírio preparados pela @maluarajf. Já quem procura por uma receita dos hermanos argentinos, saiba que ela virá num belo bife de chorizo com papas rústicas fritas. Respire fundo aí e se prepare, pois teremos mais países e, além dos pratos aqui citados, há diversas outras opções disponíveis em cada barraca da festa, além de muita bebida boa, atrações musicais, espaço destinado para as crianças brincarem e muita diversão para toda a família. Um combo completo que não podemos perder, ainda mais com entrada franca, né gente! Vamos juntos?!
Data: 3 a 5 e 10 a 13 de junho
Horário: 17h a 22h nas sextas-feiras, e de 12h a 22h nos sábados, domingos e feriado (13/06)
Local: Praça Jarbas de Lery Santos – Bairro Sâo Mateus

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia