Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Bar do Ricardo e seus clientes fiéis

Um boteco que reúne a turma corintiana e muito mais

Por Butecos de JF

03/07/2022 às 12h08 - Atualizada 03/07/2022 às 12h08

O bar é no Centro de Juiz de Fora, mas em dia de jogo do Timão faz lembrar o bairro paulista de Itaquera, guardadas as devidas proporções, mas ainda assim com todo o clima corintiano da fiel torcida que se reúne no Bar do Ricardo, na Rua Barão de Cataguases, tomando parte da calçada e também da rua – e tomando outras coisas etílicas também – enquanto a peleja rola na tela da TV do botequim.
Eu, que fui ao bar e logo me enturmei com essa turma boa, ora olhava pra tela, ora mirava a estufa do bar, que estava repleta de petiscos, espetinhos e salgadinhos que vão saindo aos poucos da cozinha do bar. No dia da minha visita, uma quinta-feira, fui premiado com a presença por lá de uma rabada com batatas e agrião, desmanchando de tão bem cozida e de comer torcendo: pra ela não acabar e pro Corinthians vencer.

O conteúdo continua após o anúncio


O simpático Ricardo é quem mantém o bar naquele endereço e que também administra uma distribuidora de bebidas ali pertinho, na esquina da Rua Santo Antônio com a Silva Jardim. Na verdade, há 27 anos, naquela esquina surgiu o primeiro endereço do bar, que cedeu lugar à distribuidora durante a pandemia. Hoje, devido à proximidade, ela nos serve de endereço para a saideira quando o bar da Barão de Cataguases encerra o expediente pós-jogo e precisamos continuar a resenha futebolística ou a comemoração pela vitória noite adentro.
Neste autêntico botequim, encontramos ambiente simples, preços justos, cerveja sempre gelada, atendimento cortês e sem firulas, TV sempre ligada num bom jogo de futebol, petiscos de botequim que a gente gosta, como a rabada que já descrevi acima, canjiquinha, peito de boi com batatas, pé, orelha e rabo de porco – a Fiel Corintiana sempre traça esses tira-gostos – e muito mais comidinhas do jeito que a gente procura num bom botequim, tudo para aproveitar o lugar e relaxar tomando uma boa cerveja e resenhando com os amigos. Um tanto de predicado que vale a recomendação: conheça esse bar e aprecie o ambiente torcendo ou não pelo Corinthians!
E como ali tem um bando de loucos, loucos por botequim (como eu também sou), posso agora afirmar que o Bar do Ricardo estará eternamente dentro dos nossos corações! Valeu, Ricardo!
Bar do Ricardo
Rua Barão de Cataguases 45 -Centro

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia