Gentileza gera gentileza

Espaço Gentileza leva sua gastronomia de buteco para a cidade alta com cardápio ampliado

Por Airton Soares

Logo Plasc slogan1 700x451  “Gentileza gera gentileza”, já dizia o profeta. E isso se concretizou com relação ao Buteco Gentileza, bar do Alto dos Passos, que inaugurou, na última semana, uma nova casa lá no Bairro Marilândia. O Espaço Gentileza agora está na cidade alta com as mesmas qualidades que fizeram dele um excelente bar e ponto de encontro de amigos para aquela cerveja gelada, cachaças com diversos sabores e muita comida boa. Aliás, com novas opções no cardápio que agradam ainda mais aos clientes.

O nome do bar, referência ao Profeta Gentileza, figura icônica no Rio de Janeiro que escreveu suas famosas frases nas 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro, não poderia ser melhor escolhido: aqui no Espaço, tudo, desde a escolha do cardápio, preparação dos pratos, serviço e cortesia dos garçons, remete ao uso da gentileza como referência, como foi idealizado pelos seus donos Natália e Thiago.

O ambiente do Espaço Gentileza é agradável, todo envidraçado, o que nos deixa com a sensação de liberdade, sem paredes privando a visão e claridade externa. Na parte interna, é possível se reunir com os amigos para um bom bate-papo, protegido do frio da noite. Nos dias quentes, as portas de vidro se abrem, e há ainda uma ampla área externa. Há ainda um espaço kids, onde e as crianças se divertem de frente pra um jardim de inverno que se estende pelos banheiros, dando ainda mais charme ao lugar.

E pra comer e beber?

Pra “molhar a palavra” na hora do bate-papo, o bar conta com a Cervejaria Antuérpia que fornece os chopes e cervejas especiais da casa. Há ainda as opções das cervejas em garrafa tradicionais, vinhos, drinques e uma colorida cartela de cores e sabores de cachaças.

As comidinhas são um espetáculo: várias opções que atendem a todo o tipo de fome! Tem petiscos para começar a noite, como entradinhas dos pratos completos servidos no almoço aos domingos ou jantar de quarta a sábado, com opções que vão desde um bife ancho na manteiga de ervas, servido na pedra, a um delicioso salmão com geleia de maracujá. Há os tradicionais espetinhos, que já são sucesso desde o Buteco, e o melhor: as porções pra compartilhar! Dentre elas, o destaque vai para um prato aclamado em terras cariocas e que vai conquistando o Brasil: a “Linguiça Croc”. Essa receita foi criada no Bairro Grajaú, não no nosso, mas no da Zona Norte do Rio de Janeiro, no bar com o sugestivo nome Enchendo Lingüiça. Por lá ela foi premiada no concurso Comida di Buteco de 2008 e desde então vem fazendo a alegria dos butequeiros. Trata-se de linguiça artesanal fina e bem temperada que é enrolada com batatas laminadas e tudo isso é frito junto. O resultado é uma batatinha crocante por fora que justifica o nome do prato a cada mordida: um “croc” seguido da suculência da lingüiça. Servida com molho barbecue e mostarda com mel.

Curtiu? Então se programe e visite esse novo espaço de sabor,  gastronomia e… gentileza!

Espaço Gentileza

Quarta a sábado, a partir das 18h, domingos e feriados, de 12h as 18h. Rua Acácio Alves Alvim 2.297 – Marilândia. Tel: (32) 98811-1206

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também