Trilha da Filosofia

Por que aprender filosofia? Para quê? Você já deve ter se perguntado isso, ou ao menos ouvido este questionamento vindo de alguém que não é diretamente ligado à área ou interessado por ela

Por Casa do Saber

Por que aprender filosofia? Para quê? Você já deve ter se perguntado isso, ou ao menos ouvido este questionamento vindo de alguém que não é diretamente ligado à área ou interessado por ela. É uma pergunta que faz muito sentido – não à toa ela abre a Trilha da Filosofia na Casa do Saber +, sob o ensino mais que experiente de Franklin Leopoldo e Silva e Oswaldo Giacoia Junior, dois dos maiores professores de filosofia do país.

Estamos falando aqui de um panorama introdutório e acessível às principais ideias e autores do pensamento ocidental. Isso significa partir da Grécia Antiga e a fundação do que entendemos por filosofia, até as grandes questões existenciais do mundo contemporâneo, expressas nas diferentes abordagens dos principais pensadores do século 20.

Este tal “panorama introdutório” tem um propósito maior do que o fetiche de aprender nomes e ideias para reproduzi-las. A proposta é estimular o desenvolvimento de pensamento crítico, reconhecendo os processos de transformação das ideias. Como e por que o ser humano passou a olhar e entender o mundo e a si mesmo desta ou daquela maneira? O que estava em jogo e quais passaram a ser as preocupações aqui e ali? Ou mesmo como estes processos disseram respeito a alguns mais do que a outros – que fez parte e quem ficou de fora da história?

Pensar criticamente é ir além do imediato, desconfiando dos caminhos fáceis e de soluções que se pretendem a cura de toda e qualquer questão. É saber pensar por si, com as próprias palavras, para não ser tomado pelas ideias e palavras de outras pessoas. E nestas palavras – “além do imediato”, “desconfiar”, “pensar por si” – é que reside a importância da filosofia, especialmente neste tempo em que vivemos, quando o cuidado de si e dos outros se mostra urgente.

Aprender filosofia é uma forma de poder escolher como pensar e, consequentemente, como agir no mundo de forma mais consciente.

Acesse casadosaber.com.br e assine a Casa do Saber +, aplicativo com tudo o que você precisa para sair do automático e viver melhor a sua vida.

Utilize o nosso cupom e ganhe 10% de desconto na assinatura do site. Para receber, digite TRIBUNA quando for efetuar o pagamento.

Casa do Saber

Casa do Saber

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também