Imagem e posicionamento: o que vocĂȘ comunica?

A imagem que vocĂȘ transmite Ă© um conjunto de associaçÔes e valores, ou seja, tudo que lhe Ă© caracterĂ­stico, Ă© responsĂĄvel por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre vocĂȘ.

Por Marcelle Larcher

Todos nós somos reconhecidos pela forma como nos apresentamos, ou seja, pela nossa imagem, reputação e posicionamento.

VocĂȘ jĂĄ parou para pensar que pessoas sĂŁo como marcas? Pense comigo, quando vocĂȘ compra algum produto ou serviço, o que leva em consideração? Provavelmente aspectos alĂ©m do preço, como a qualidade, as opiniĂ”es de quem jĂĄ utilizou, as formas de comunicação, etc. EntĂŁo, tudo isso influencia a sua decisĂŁo final.

Na nossa vida profissional nĂŁo Ă© diferente, as oportunidades que surgem e o sucesso na carreira que trilhamos estĂŁo diretamente ligados a forma como construĂ­mos a nossa prĂłpria imagem de forma positiva, alinhada aos nossos objetivos e moldurando qualidades e competĂȘncias. Afinal, jĂĄ sabemos que um bom profissional nĂŁo Ă© sĂł ter uma formação, envolve um conjunto de habilidades e saber comunicar e posicionar esse conjunto Ă© importante tambĂ©m.

Hoje, quero te mostrar a importùncia da imagem, reputação, posicionamento, comunicação e tudo mais que compÔem a imagem profissional que transmitimos. Boa leitura!

Entendendo imagem e reputação

A imagem que vocĂȘ transmite Ă© um conjunto de associaçÔes e valores, ou seja, tudo que lhe Ă© caracterĂ­stico, Ă© responsĂĄvel por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre vocĂȘ.

Em outras palavras, é através da nossa imagem pessoal/profissional que conseguimos mostrar o nosso valor. Aquilo que é importante para nós, como enfrentamos situaçÔes, nos comportamos em diferentes circunstùncias, no que acreditamos, tudo e isso e muitos outros aspectos contribuem para a imagem que transmitimos.

Em contrapartida, a nossa reputação jå diz respeito à forma como somos compreendidos, ou seja, é como o outro nos percebe.

A reputação é algo muito associado ao ùmbito profissional, e geralmente é o que chega primeiro, muitas vezes uma pessoa pode não te conhecer, mas jå sabe da sua reputação, seja ela boa ou ruim.

Dessa maneira, podemos concluir que nem sempre a nossa imagem percebida Ă© aquela que nĂłs gostarĂ­amos de passar. E aĂ­ que precisamos falar sobre posicionamento.

A importĂąncia do posicionamento

Certamente vocĂȘ jĂĄ ouviu falar em posicionamento de marca e pode atĂ© estar se perguntando o que isso tem a ver com a sua imagem e reputação profissional.

Se posicionar é justamente a forma de mostrar e afirmar todos aqueles aspectos que jå mencionamos e que compÔem a imagem desejada. Podemos dizer que é a maneira pråtica como afirmamos nossas ambiçÔes para fazer com que a imagem que deseja passar seja coerente com a forma com que os outros te enxergam.

Inclusive, este Ă© um assunto que ganhou alta relevĂąncia no mundo atual, visto que depois de tantas transformaçÔes, atuamos em um mercado de trabalho altamente competitivo, onde para destacar-se da concorrĂȘncia precisamos demonstrar nossos diferenciais em todos os aspectos.

Veja esse exemplo: um profissional com habilidades de liderança, que vem se desenvolvendo neste sentido e busca uma boa colocação no mercado em algum cargo que possa exercer isso. Para ele, não basta apenas uma capacitação em termos técnicos e comportamentais, é muito importante que além de tudo isso esse profissional tenha um posicionamento que leve ele até este caminho. Para isso, ele precisa se mostrar um bom líder em todos os seus atos e açÔes, em como se comporta, se comunica, se veste, se coloca nos lugares, defende seus objetivos e etc. Toda ação é um posicionamento.

Como uma boa imagem e posicionamento podem te ajudar na prĂĄtica

Como vimos, um posicionamento assertivo Ă© essencial para que seja possĂ­vel transmitir uma imagem, e principalmente, para que a mesma seja percebida da forma desejada. E isso estĂĄ diretamente ligado Ă s oportunidades profissionais e a conquista de objetivos na carreira.

Na prĂĄtica, isso significa uma forma de traçar o caminho para conquistar um cargo, uma promoção, uma indicação de alguĂ©m que lembrou de vocĂȘ, aquisição de clientes para aqueles que empreendem ou sĂŁo autĂŽnomos, e atĂ© mesmo para o reconhecimento do seu trabalho, qualidades profissionais e resultados.

E entĂŁo, depois de tudo o que falamos, o que vocĂȘ acha de parar para pensar sobre como vocĂȘ se comunica? 

Como as pessoas te veem? Colegas de trabalho, lĂ­deres, atĂ© mesmo os seus amigos, eles enxergam o seu potencial? A sua imagem estĂĄ transmitindo o que vocĂȘ deseja alcançar?

Essas sĂŁo apenas algumas reflexĂ”es que vĂŁo te ajudar a entender se estĂĄ tudo bem com a maneira como vocĂȘ se mostra e posiciona. Se nĂŁo estiver, ou se a sua reputação precisa melhorar, Ă© hora trabalhar em cima de um reposicionamento.CREDITOS LARCHCOMPARTILHAMARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle Ă© Especialista em GestĂŁo Comportamental. Atua como SĂłcia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em GestĂŁo Empresarial, possui Especialização em GestĂŁo EstratĂ©gica de Pessoas e Ă© Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de LĂ­deres, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresĂĄrios e gestores. EmpresĂĄria, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiĂȘncia em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também