Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Imagem e posicionamento: o que você comunica?

A imagem que você transmite é um conjunto de associações e valores, ou seja, tudo que lhe é característico, é responsável por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre você.

Por Marcelle Larcher

05/08/2022 às 17h34 - Atualizada 05/08/2022 às 17h34

Todos nós somos reconhecidos pela forma como nos apresentamos, ou seja, pela nossa imagem, reputação e posicionamento.

Você já parou para pensar que pessoas são como marcas? Pense comigo, quando você compra algum produto ou serviço, o que leva em consideração? Provavelmente aspectos além do preço, como a qualidade, as opiniões de quem já utilizou, as formas de comunicação, etc. Então, tudo isso influencia a sua decisão final.

Na nossa vida profissional não é diferente, as oportunidades que surgem e o sucesso na carreira que trilhamos estão diretamente ligados a forma como construímos a nossa própria imagem de forma positiva, alinhada aos nossos objetivos e moldurando qualidades e competências. Afinal, já sabemos que um bom profissional não é só ter uma formação, envolve um conjunto de habilidades e saber comunicar e posicionar esse conjunto é importante também.

Hoje, quero te mostrar a importância da imagem, reputação, posicionamento, comunicação e tudo mais que compõem a imagem profissional que transmitimos. Boa leitura!

Entendendo imagem e reputação

A imagem que você transmite é um conjunto de associações e valores, ou seja, tudo que lhe é característico, é responsável por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre você.

Em outras palavras, é através da nossa imagem pessoal/profissional que conseguimos mostrar o nosso valor. Aquilo que é importante para nós, como enfrentamos situações, nos comportamos em diferentes circunstâncias, no que acreditamos, tudo e isso e muitos outros aspectos contribuem para a imagem que transmitimos.

Em contrapartida, a nossa reputação já diz respeito à forma como somos compreendidos, ou seja, é como o outro nos percebe.

A reputação é algo muito associado ao âmbito profissional, e geralmente é o que chega primeiro, muitas vezes uma pessoa pode não te conhecer, mas já sabe da sua reputação, seja ela boa ou ruim.

Dessa maneira, podemos concluir que nem sempre a nossa imagem percebida é aquela que nós gostaríamos de passar. E aí que precisamos falar sobre posicionamento.

O conteúdo continua após o anúncio

A importância do posicionamento

Certamente você já ouviu falar em posicionamento de marca e pode até estar se perguntando o que isso tem a ver com a sua imagem e reputação profissional.

Se posicionar é justamente a forma de mostrar e afirmar todos aqueles aspectos que já mencionamos e que compõem a imagem desejada. Podemos dizer que é a maneira prática como afirmamos nossas ambições para fazer com que a imagem que deseja passar seja coerente com a forma com que os outros te enxergam.

Inclusive, este é um assunto que ganhou alta relevância no mundo atual, visto que depois de tantas transformações, atuamos em um mercado de trabalho altamente competitivo, onde para destacar-se da concorrência precisamos demonstrar nossos diferenciais em todos os aspectos.

Veja esse exemplo: um profissional com habilidades de liderança, que vem se desenvolvendo neste sentido e busca uma boa colocação no mercado em algum cargo que possa exercer isso. Para ele, não basta apenas uma capacitação em termos técnicos e comportamentais, é muito importante que além de tudo isso esse profissional tenha um posicionamento que leve ele até este caminho. Para isso, ele precisa se mostrar um bom líder em todos os seus atos e ações, em como se comporta, se comunica, se veste, se coloca nos lugares, defende seus objetivos e etc. Toda ação é um posicionamento.

Como uma boa imagem e posicionamento podem te ajudar na prática

Como vimos, um posicionamento assertivo é essencial para que seja possível transmitir uma imagem, e principalmente, para que a mesma seja percebida da forma desejada. E isso está diretamente ligado às oportunidades profissionais e a conquista de objetivos na carreira.

Na prática, isso significa uma forma de traçar o caminho para conquistar um cargo, uma promoção, uma indicação de alguém que lembrou de você, aquisição de clientes para aqueles que empreendem ou são autônomos, e até mesmo para o reconhecimento do seu trabalho, qualidades profissionais e resultados.

E então, depois de tudo o que falamos, o que você acha de parar para pensar sobre como você se comunica? 

Como as pessoas te veem? Colegas de trabalho, líderes, até mesmo os seus amigos, eles enxergam o seu potencial? A sua imagem está transmitindo o que você deseja alcançar?

Essas são apenas algumas reflexões que vão te ajudar a entender se está tudo bem com a maneira como você se mostra e posiciona. Se não estiver, ou se a sua reputação precisa melhorar, é hora trabalhar em cima de um reposicionamento.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia