Votos de Feliz Natal

Por Marcos Araújo

Feliz Natal aos acreditam na chegada de um tempo novo com mais possibilidades para todos. Aos que colocam fé na humanidade em busca de mais justiça. Aos que apregoam a paz. Aos que romperam com o rancor do passado. Aos que se abrem ao que está por vir sem medo de enfrentar os desafios que surgem na caminhada rumo ao que nos espera de melhor. 

Feliz Natal a todos os sonhadores, porque sem sonhos não se vive nem se enche de força para continuar. Aos que dançam desvairadamente, sem amarras, e da vida fazem um baile. Aos que cantam, se encantam e nos encantam. Aos loucos, aos gênios, aos artífices que se deixam seduzir pela criatividade e nos devolvem sua potencialidade em arte, cultura e alegria. 

Feliz Natal a todos que não deixam a peteca cair. Aos que acordam às seis da manhã. Aos que pegam o ônibus lotado. Aos que passam o dia sem estar com os filhos, mas acreditando em dias de afeto. Aos que voltam tarde da noite para casa. Aos que trabalham. Aos que estudam. Ao que deram a volta por cima. Aos que, apesar de todos os infortúnios, conseguiram dar continuidade a seus projetos, a suas tarefas, aos seus deveres, crendo em um amanhã mais pleno de satisfação. 

Feliz Natal aos professores, aos guardas, aos médicos, aos atendentes de padaria, aos motoristas, ao coletor de lixo, à moça da limpeza. A todos os profissionais que fazem a máquina continuar funcionando. Ao menino e à menina do semáforo. Que, a despeito de toda a brutalidade do mundo, eles não percam suas utopias. Aos políticos. Que eles se encham de hombridade e ajam colaborando para a construção de uma sociedade mais digna, onde crianças não precisem trabalhar nas ruas. 

Feliz Natal às mulheres. Às que têm medo de terem seus corpos violados nessa sociedade patriarcal. Às que já sabem que o lugar delas é qualquer lugar. Aos negros, que são sempre os que mais morrem vítimas de todas as violências. Aos que são LGBTQIA+ e vivem sob ameaça. Aos homens que já se conscientizaram e desfrutam da convivência harmoniosa. Aos que ainda vão se conscientizar. Aos povos originários e tradicionais. Aos que são resistências. Aos que já morreram e aos que continuam lutando. Às minorias que, na verdade, são a maioria e ainda vão fazer o jogo virar. 

Feliz Natal a todos os que estão nas alturas, que aprenderam a voar, mas nem por isso exibem asas de arrogância. Aos que não ostentam. Aos que não humilham. Aos que sabem compartilhar. Aos que ajudam a abrir caminhos. Aos que não se colocam como obstáculos. 

Feliz Natal para mim e para você. Para os meus e para os teus. Que este tempo seja de renascimento de tudo que há de auspicioso em nós e que, cada vez mais, saibamos enxergar o outro, nos colocar na pele do outro, tendo a certeza de que aquilo que não é bom para mim não pode ser para mais ninguém.

Marcos Araújo

Marcos Araújo

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também