Porque alimentação saudável não é só para quem malha

Todo mundo conhece aquela pessoa que começa a malhar e fica vidrada em ter uma alimentação saudável. Mas uma alimentação balanceada não é só para quem malha! Saiba a importância, os benefícios e como mudar a sua rotina para ter uma alimentação mais saudável.

Por Saliza Serodio

15/05/2018 às 06h00 - Atualizada 14/05/2018 às 15h29

A história já é conhecida. A pessoa paga um ano de academia e fica vidrada em ter uma alimentação saudável. Com certeza você deve conhecer alguém assim, não é mesmo?

As pessoas que conseguem manter o foco em manter uma alimentação balanceada costumam se gabar dos benefícios. Às vezes podem até te cansar.

Então você começa a se perguntar: ter uma alimentação saudável faz tanta diferença assim?

A resposta? Sim! A alimentação saudável faz TODA a diferença. E nesse texto você vai descobrir que não é preciso pagar um ano de academia para começar a mudar os seus hábitos alimentares.

Apesar de exercício físico também fazer TODA a diferença!

Esse papo de que alimentação saudável é só para quem tem muita grana é papo furado e vou mostrar para você como implementar melhorias na sua rotina. Sem gastos exorbitantes.

Nesse texto, vou falar sobre:

 

  • A importância de uma alimentação saudável
  • 5 benefícios da alimentação saudável
  • Como fazer pequenas mudanças na sua rotina para melhorar a sua alimentação

 

  • Dicas para melhorar ainda mais a sua saúde

Vamos lá?

 

A importância de uma alimentação saudável

 

Todo carro precisa de combustível para se movimentar, não é mesmo? Além disso, um combustível de qualidade influencia diretamente na potência do seu carro.

Sim. Mas e daí?

Nesse exemplo, o nosso corpo é o carro e os alimentos são os combustíveis do carro. Uma alimentação saudável é equivalente a um combustível de qualidade. Ou seja: mais potência para o nosso corpo.

E o nosso corpo é dinâmico. Ele não precisa de apenas um combustível. Ele precisa de variedade. Essa é a regra de ouro de uma alimentação saudável: uma dieta variada.

Por que?

Porque diferentes alimentos vão ter diferentes funções para o nosso organismo. Seria ideal um alimento que conseguisse suprir todas as necessidades, mas infelizmente não é isso que acontece.

Existem alimentos que são ótimos para fornecer energia para o corpo. É o caso, por exemplo, dos alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, batata e trigo.

Outros alimentos ajudam a “construir”, já que o nosso corpo vai se modificando durante toda a vida. Esses são os chamados alimentos construtores. São ricos em proteínas, como carne, ovos e leite.

alimentação saudável
Sabe-se, hoje em dia, que a base da alimentação saudável é a ingestão de boas gorduras e proteínas. Além disso, é necessário averiguar a necessidade energética caso a caso para avaliar o número de refeições necessário.

 

Para garantir que o corpo funcione perfeitamente é preciso equilibrar alimentos com funções diferentes. Quando isso não acontece o corpo pede socorro. As doenças entram em campo.

Algumas doenças causadas pela má alimentação:

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Colesterol alto
  • Hipertensão
  • Anemia
  • Gastrite
  • Osteoporose

Uma alimentação saudável não se limita somente a uma dieta equilibrada. A maneira de se alimentar também influencia bastante.

Por mais que uma alimentação variada seja importante, também é essencial distribuir os horários nos quais você se alimenta. Grandes períodos sem se alimentar são prejudiciais ao nosso corpo.

Por que isso acontece?

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, o corpo fica sem energia para realizar as atividades. Para recuperar o equilíbrio, o corpo passa a gastar energia dos músculos e do tecido adiposo, as famosas gorduras.

Além disso, o cérebro aumenta o armazenamento de gordura como forma de manter a energia constante.

Ou seja: longos períodos sem comer = mais gordura para o corpo.

Outra coisa que pode acontecer quando ficamos muito tempo sem nos alimentar é o aumento dos picos de glicemia (açúcar no sangue) e insulinemia.

Quando isso acontece os nossos níveis de glicose diminuem, alertando o cérebro de que precisamos de energia. Vem a fome.

Caso a pessoa escolha um alimento energético para matar a fome, o corpo vai passar por novos picos de insulina. A fome vem de novo e o final da história todos nós sabemos. Excesso de peso.

Viu como a alimentação saudável é importante?

5 benefícios de uma alimentação saudável

 

Já deu para perceber que a má alimentação pode acarretar diversos danos ao nosso corpo, não é mesmo?

Malhando ou não, a escolha de uma alimentação saudável traz diversos benefícios.

Confira alguns deles:

1 – Aumenta a energia e disposição

Se os alimentos são a nossa fonte de energia, obviamente uma alimentação saudável vai melhorar a nossa energia e, consequentemente, nossa disposição.

 

2- Retarda o envelhecimento e o aparecimento de doenças

Alimentos industrializados – com excesso de corantes, conservantes e emulsificantes – aceleram o processo de envelhecimento.

Como uma alimentação saudável é baseada na redução do consumo desses alimentos o envelhecimento é retardado, garantindo um corpo mais vigoroso e jovem por mais tempo.

O conteúdo continua após o anúncio

Além disso, uma dieta equilibrada ajuda a diminuir as doenças, garantindo que o corpo receba os nutrientes necessários para um funcionamento ideal.

 

3 – Promove o equilíbrio hormonal

Quando nos alimentamos, o nosso corpo libera hormônios. Alguns alimentos fazem com que o corpo libere mais hormônios, outros nem tanto.

Uma alimentação saudável ajuda a balancear a quantidade de hormônios liberada pelo nosso organismo, promovendo o aumento da qualidade de vida e a redução de doenças, tais como a obesidade e a insônia.

 

4 – Reduz o sobrepeso

Como já expliquei acima, a má alimentação pode gerar aumento de peso. Mudando os hábitos e adotando uma alimentação saudável, você garante mais saciedade e, consequentemente, diminui o seu peso.

 

5 – Melhora o desempenho intelectual e a concentração

Uma alimentação saudável proporciona uma boa atividade cerebral, impulsionando a nossa capacidade de memorização e raciocínio.

Com essas capacidades aperfeiçoadas, você consegue um desempenho intelectual melhor!

Ou seja: esqueça aquela história de corpo bonito, mente vazia!

Outra vantagem de uma alimentação saudável é a melhora da nossa concentração, afinal um cérebro sadio consegue processar melhor as informações.

 

Como fazer pequenas mudanças na sua rotina para melhorar a sua alimentação

 

Agora que você já sabe da importância e de alguns dos VÁRIOS benefícios que uma alimentação saudável pode proporcionar, você deve estar se perguntando:

Como começar a ter uma alimentação mais saudável?

A primeira dica, obviamente, é procurar um (a) nutricionista. Esse profissional vai te ajudar a promover mudanças na sua alimentação de acordo com as necessidades do seu corpo e os seus objetivos.

Evite dietas “milagrosas”.

Aliás…

Evite fazer dietas sem a orientação de um profissional qualificado. Isso pode acarretar em prejuízos para o seu corpo.

Um deles é o conhecido efeito sanfona: quando você engorda e emagrece, já que não conseguiu se adaptar à dieta. Isso causa flacidez e as tão temidas estrias!

 

alimentação saudável
Fuja de dietas “milagrosas”. Para melhorar a sua saúde, é necessário uma reeducação alimentar.

 

Algumas dicas para você começar a se alimentar melhor:

  • Evite alimentos industrializados
  • Tome mais água durante o dia a dia
  • Consuma alimentos integrais
  • Dê preferência a alimentos orgânicos
  • Tente variar ao máximo os alimentos
  • Diminua a quantidade de açúcar e sal nos (e dos) alimentos
  • Consuma mais frutas, verduras e legumes
  • Substitua os alimentos fritos por grelhados ou cozidos
  • Busque substituir os temperos prontos por temperos naturais, como sal, cebola e alho, sempre em pequena quantidade
  • Consuma leite vegetal

DICA DE OURO:

Nunca vá ao supermercado com fome! A probabilidade de você fazer escolhas ruins é grande!

 

Dicas para melhorar ainda mais a sua saúde

 

Deu para perceber que a alimentação saudável não é só para quem malha, não é mesmo?

Ela traz diversos benefícios para a sua saúde, como, por exemplo, a própria redução de peso.

 

alimentação saudável
Existem diversas atividades e exercícios físicos. Com certeza, você pode achar um que se adapte à sua rotina, objetivos e gostos.

 

No entanto, se você quer melhorar ainda mais a sua saúde, talvez você possa começar a pensar em acrescentar algum exercício físico à sua rotina!

Existem inúmeras atividades e exercícios. Com certeza existe um que vai ser a sua cara!

Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta muito de música e é extremamente agitada, talvez você possa ficar viciada numa aula de dança.

Se você é do time dos “peixes fora d’água” a natação pode ser a atividade que vai te tirar do sedentarismo.

Afinal de contas, a alimentação saudável é importante, mas os exercícios físicos também trazem muitos benefícios para a sua saúde.

Outra dica para melhorar a sua saúde é prestar muita atenção às suas horas de sono. Dormir bem é importante para impulsionar os benefícios da alimentação saudável (e do exercício físico, caso você pratique!).

Noites mal dormidas podem aumentar os problemas de memória, déficit de atenção e raciocínio, além de prejudicar o sistema de defesa do nosso organismo e, como todos sabemos, aumentar o mau humor.

Tire um tempo para você! Na correria do dia a dia, com o estresse do trabalho e a preocupação com outros problemas, podemos acabar nos esquecendo de cuidar de nós  mesmos.

Escolha algo que te agrada. Seja uma massagem relaxante, uma aula de meditação ou assistir um filme com quem você gosta!

Gostou das dicas de alimentação saudável? Tem mais alguma? Fala pra gente aqui nos comentários!

 

Saliza Serodio

Saliza Serodio

Saliza Serodio, 30 anos, formada e atuante na área da estética e imagem pessoal no mercado de Juiz de Fora há quase 10 anos. Proprietária da clínica Corpo S/A, busca desenvolver um trabalho que auxilie no desenvolvimento de melhorias na saúde e bem estar, entendo que esses pontos impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia