Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

A Atividade Física e os cuidados contra o Coronavírus

Por Luiz Henrique Fernandes

18/03/2020 às 10h37 - Atualizada 18/03/2020 às 10h37

Em tempos difíceis com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muito temos a fazer para minimizar as possibilidades de contágio da doença e seus fatores agravantes, e, para isto, a atividade física é uma ferramenta que pode auxiliar neste processo.

Os benefícios da prática de atividades físicas são inúmeros, inclusive especificamente voltados para a questão imunológica.

Com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivas o tema desperta cada vez mais interesse.

O fortalecimento do sistema imunológico pode proporcionar uma resposta mais eficiente contra diversos casos de infecção, e é também com esse propósito que a prática de atividades físicas pode atuar.

É praticamente consenso entre os estudiosos que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada como uma das melhores e mais adequadas formas de defesa do organismo a fim de que se aumente a imunidade do praticante, onde podemos observar um aumento considerável dos linfócitos, que são células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos, buscando extinguir e neutralizar células infectadas por vírus e bactérias.

O conteúdo continua após o anúncio

Em relação às melhores atividades com o intuito do aumento da imunidade, em termos de tipos de exercícios a serem realizados, o que deve ser levado em consideração é principalmente a intensidade e a duração da realização destes exercícios, pois, deve-se ser considerada uma intensidade moderada e uma duração que não seja extremamente prolongada, e para isso, a necessidade de um acompanhamento e um direcionamento feito por um profissional da área da prescrição de exercícios se faz necessária, visto que, trabalhos físicos com intensidades elevadas, onde o praticante realize exercícios muito extenuantes e prolongados podem fazer o efeito contrário, diminuindo a imunidade do organismo e facilitando a incidência de doenças por vírus e bactérias por conta do enfraquecimento do sistema imunológico.

Portanto cuide-se! Pratique atividades físicas regulares e moderadas para que seja cada vez mais difícil o seu acometimento por doenças infecciosas e para que o seu sistema imunológico esteja cada vez mais fortalecido e saudável.

A atividade física não previne o contágio do novo coronavírus, mas, deixa o seu organismo mais resistente e protegido contra outras doenças, que, podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.

E não se esqueça de lavar com freqüência as mãos e da utilização do álcool em gel! Outra atitude a ser tomada é com relação ao isolamento social, que neste momento crítico é muito importante para que a disseminação da doença seja interrompida. Evite aglomerações e saia de casa apenas pro que for imprescindível. Treine em ambientes controlados e frequentemente esterilizados. A sua saúde e a das pessoas a sua volta agradecem!

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor o meu trabalho, acesse o meu Instagram.  Grande abraço e até a próxima!

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano. É o professor responsável técnico do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e suas vertentes, além de treinamento de corrida, treinamento de força, emagrecimento e condicionamento físico geral, sempre com foco na saúde e qualidade de vida das pessoas. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados à sua área de atuação à instituições de ensino e empresas da região.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia