A Atividade Física e os cuidados contra o Coronavírus
Em tempos difíceis com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muito temos a fazer para minimizar as possibilidades de contágio da doença e seus fatores agravantes, e, para isto, a atividade física é uma ferramenta que pode auxiliar neste processo.
Os benefícios da prática de atividades físicas são inúmeros, inclusive especificamente voltados para a questão imunológica.
Com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivas o tema desperta cada vez mais interesse.
O fortalecimento do sistema imunológico pode proporcionar uma resposta mais eficiente contra diversos casos de infecção, e é também com esse propósito que a prática de atividades físicas pode atuar.
É praticamente consenso entre os estudiosos que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada como uma das melhores e mais adequadas formas de defesa do organismo a fim de que se aumente a imunidade do praticante, onde podemos observar um aumento considerável dos linfócitos, que são células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos, buscando extinguir e neutralizar células infectadas por vírus e bactérias.
Em relação às melhores atividades com o intuito do aumento da imunidade, em termos de tipos de exercícios a serem realizados, o que deve ser levado em consideração é principalmente a intensidade e a duração da realização destes exercícios, pois, deve-se ser considerada uma intensidade moderada e uma duração que não seja extremamente prolongada, e para isso, a necessidade de um acompanhamento e um direcionamento feito por um profissional da área da prescrição de exercícios se faz necessária, visto que, trabalhos físicos com intensidades elevadas, onde o praticante realize exercícios muito extenuantes e prolongados podem fazer o efeito contrário, diminuindo a imunidade do organismo e facilitando a incidência de doenças por vírus e bactérias por conta do enfraquecimento do sistema imunológico.
Portanto cuide-se! Pratique atividades físicas regulares e moderadas para que seja cada vez mais difícil o seu acometimento por doenças infecciosas e para que o seu sistema imunológico esteja cada vez mais fortalecido e saudável.
A atividade física não previne o contágio do novo coronavírus, mas, deixa o seu organismo mais resistente e protegido contra outras doenças, que, podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.
E não se esqueça de lavar com freqüência as mãos e da utilização do álcool em gel! Outra atitude a ser tomada é com relação ao isolamento social, que neste momento crítico é muito importante para que a disseminação da doença seja interrompida. Evite aglomerações e saia de casa apenas pro que for imprescindível. Treine em ambientes controlados e frequentemente esterilizados. A sua saúde e a das pessoas a sua volta agradecem!
Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor o meu trabalho, acesse o meu Instagram. Grande abraço e até a próxima!