Oito tendĂȘncias de marketing digital para micro e pequenas empresas em 2019
Produzir conteĂșdo relevante, se relacionar de maneira transparente e investir em mĂdia paga podem fazer sua marca ter resultados cada vez mais consistentes
Quando um novo ano se inicia, Ă© comum os empreendedores buscarem informaçÔes sobre as inclinaçÔes de mercado para que possam decidir se irĂŁo manter ou alterar suas atuais estratĂ©gias. Como em marketing digital a mudança de estratĂ©gia Ă© constante, pela dinĂąmica caracterĂstica do mercado, vale refletir se os resultados alcançados sĂŁo os que foram planejados e iniciar novos testes. NĂŁo sabe por onde começar? Te conto em algumas dicas um caminho possĂvel. Vem comigo!
- Planeje seu ano: um planejamento anual tem o seu valor. Datas e campanhas temĂĄticas, quando mescladas ao dia a dia do negĂłcio, transmitem naturalidade Ă comunicação. Empresas que sĂł aparecem no Dia das MĂŁes e Natal tĂȘm dificuldade de engajamento. Aproveite cada um dos 365 dias. Se vocĂȘ tem uma escola, nĂŁo espere o perĂodo de matrĂcula para aparecer para o seu cliente. Se apresente em outros momentos, de forma mais leve e com o objetivo de construir relacionamentos.
- Stories: se consolidou como o formato mais querido das redes sociais nos Ășltimos anos e atĂ© o Youtube jĂĄ entrou nessa onda. AtĂ© o momento, estĂĄ disponĂvel apenas para alguns canais com mais de 10 mil inscritos. Empreendedores devem atentar-se para a utilização de ferramentas nativas e para a possibilidade de categorizar alguns conteĂșdos em destaque, fazendo com que o trabalho iniciado no Stories possa repercutir por mais tempo nos perfis das marcas.
- MĂ©tricas: meça tudo o que for possĂvel (likes, reaçÔes, comentĂĄrios, impressĂ”es, cliques) e compare com o que vocĂȘ planeja. Quando for fazer campanhas com parceiros e influenciadores, crie links personalizados para eles e acompanhe com mais clareza os resultados e a conversĂŁo de cada um.
- VĂdeos: IGTV e Facebook Watch sĂŁo atualizaçÔes das ferramentas a que devemos prestar atenção. Sempre quando uma rede lança uma nova função, o crescimento por meio de açÔes que fazem uso dela Ă© maior, para que o usuĂĄrio crie o hĂĄbito de utilizĂĄ-la. Aproveitar esses lançamentos para fazer testes Ă© sempre uma escolha inteligente. Independente disso, o vĂdeo segue sendo a melhor aposta de formato para a divulgação de conteĂșdo, especialmente os verticais. Aperfeiçoar-se nisso Ă© fundamental!
- Influenciadores: pensar em influenciadores externos jå é mais do que obrigação para as empresas que operam marcas no ambiente online. A aposta é identificar qual o melhor caminho para que os próprios empreendedores que se encontram à frente das empresas assumam papéis de influenciadores de suas marcas. Faça um teste para saber a quantas anda sua autoridade em assuntos relacionados ao seu mercado e meça qual o retorno para sua marca.
- Automação: no final do ano passado, o Instagram divulgou que irĂĄ remover todas as interaçÔes dos perfis que tiveram origem por meio de aplicaçÔes de terceiros, com o objetivo de adquirir seguidores, likes e comentĂĄrios de maneira automatizada. AlĂ©m disso, o Facebook tambĂ©m divulgou as novas regras da plataforma que, desde o escĂąndalo da Cambridge Analytica, vem tentando se posicionar com mais responsabilidade quando o assunto sĂŁo dados pessoais. Se vocĂȘ utiliza ou jĂĄ utilizou alguma ferramenta de automação, fique atento e acompanhe como isso irĂĄ impactar seus perfis. Sobre as novas regras, vale dar uma olhada no link.Â
- Busca por voz: cada vez mais, as buscas por informaçÔes na internet tĂȘm utilizado comandos de voz. Na contramĂŁo dessa tendĂȘncia, marcas ainda apostam apenas em formatos de textos digitados para serem encontrados em buscadores, por exemplo. Ă hora de um esforço para entender como as pessoas fazem suas pesquisas utilizando voz e trabalhar com SEO para ser encontrado.
- Facebook vs Instagram: entenda de uma vez por todas que essa nĂŁo Ă© uma disputa entre dois adversĂĄrios e, sim, de jogadores do mesmo time. Ă verdade que em alguns momentos do jogo hĂĄ o titular e o reserva e a definição de quem joga serĂĄ dada pela sua estratĂ©gia. VocĂȘ Ă© o treinador e tem a responsabilidade de entender o que estĂĄ acontecendo na partida e propor caminhos, para que os resultados sejam os melhores. As duas redes podem ser utilizadas de forma complementar. O Instagram Ă© um palco para aspiraçÔes e referĂȘncias e o Facebook Ă© um ambiente propĂcio para informaçÔes e orientaçÔes, dependendo do setor em que vocĂȘ atua e do seu pĂșblico.
Lembre-se: algumas coisas nunca mudam. Produzir conteĂșdo relevante, se relacionar de maneira transparente e investir em mĂdia paga podem fazer sua marca ter resultados cada vez mais consistentes. Bora começar?