A questão não é exatamente o (ou um) veredito, mas o que ele diz sobre como as mulheres são vistas e tratadas. Embora eu tenha uma opinião sobre quem ocupa qual papel no julgamento que se arrastou diante dos olhos públicos nas últimas semanas, seguirei a sabedoria juvenil e a reservarei pra mim: calada vence – às vezes.
Mas no que tange à misoginia diária a que são submetidas as mulheres que denunciam seus agressores, violadores e perpetradores, eu vou, mais uma vez, por a boca no trombone. Por ter feito exatamente isso sem citar qualquer nome, uma mulher rica, branca e famosa foi ridicularizada publicamente em memes, matérias e discursinhos raivosos de rede social que bradam, do auge da hipocrisia, que se trata de um desserviço às mulheres vítimas de violência (qualquer que seja) e uma vagabunda (termo escolhido aleatoriamente dentre os utilizados) destinada a destruir a carreira de um homem.
Como se não bastasse a violência de ser descreditada e humilhada em idiomas que talvez nem saiba falar, a vítima é obrigada a testemunhar uma ode mundial a seu abusador. E é culpabilizada por silenciar as “vítimas reais”, de “violências verdadeiras”. É ameaçada de morte e violada simbolicamente de todas as formas possíveis, assim como as mulheres que apontam que estes ataques apenas reforçam o argumento que aponta a misoginia como resposta do mundo às mulheres que ousam apontar o dedo para seus agressores. Estou entrando na fila de novo.
Pouco tempo atrás havia uma corrente de Instagram dizendo “me avise se eu conhecer seu abusador”. Mas na materialidade do dia a dia, os avisos de mulheres seguem inaudíveis, ainda que gritados, enquanto abusadores marcham ilesos e vitoriosos. A quem interessa o silêncio das mulheres?
Mais Lidas
-
Cidade
Passageiros enfrentam dificuldade de transporte entre Aeroporto Regional e Juiz de Fora
-
Economia
Seis redes de supermercados mineiras aparecem no top 30 de maior faturamento; crédito é o meio de pagamento mais usado
-
Cidade
Cantor sertanejo de Juiz de Fora é um dos alvos de operação da Polícia Federal
-
Cidade
Com vencedor em Juiz de Fora, Nota Fiscal Mineira sorteia R$ 145 mil em premiações
-
Minas
Farmácia é condenada por vender medicação sem receita e induzir dependência química em cliente
-
Cultura
Com investimento de R$ 220 milhões, PJF anuncia plano de requalificação do Centro Histórico; veja como fica
-
Cidade
Nove postos de combustíveis são notificados por irregularidades nos preços
-
Esportes
Cruzeiro x Bahia: onde assistir, horário e escalações
-
Economia
Governo amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda
-
Cesar Romero
Coluna Cesar Romero – 17 abril de 2025
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.
×