INSS inicia devolução de R$ 292 milhões descontados indevidamente
Pagamentos ocorrem a partir desta segunda-feira e vão até 6 de junho; entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta segunda-feira (26), a devolução de R$ 292 milhões referentes a descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de pagamento de abril de aposentados e pensionistas. A restituição será realizada simultaneamente aos pagamentos regulares dos benefícios, programados entre 26 de maio e 6 de junho.
A medida ocorre após determinação do Governo federal para que o INSS não repassasse às entidades associativas os valores descontados das folhas de pagamento. O Instituto reteve os recursos para devolvê-los diretamente aos beneficiários.
“No final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio”, informou o Instituto em nota publicada na semana passada.
Os beneficiários receberão automaticamente a devolução dos valores descontados em abril. “Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência”, garantiu o INSS.
Caso os aposentados e pensionistas queiram recuperar valores descontados indevidamente em meses anteriores, devem registrar solicitação pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
Sobre a recuperação desses valores de períodos anteriores, o Instituto explicou que “vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução será feita, pelo mesmo meio que o órgão faz os pagamentos regulares – seja conta bancária ou cartão magnético.”
O Instituto também emitiu alerta sobre tentativas de golpe, lembrando que informações oficiais sobre aposentadorias e pensões são disponibilizadas diretamente pelo portal Meu INSS. Desde a última sexta-feira, beneficiários que desejam contratar empréstimo consignado precisam realizar identificação biométrica na plataforma do Meu INSS para autorizar descontos nas pensões e aposentadorias.
Tópicos: inss