Mostra SACI abre inscrições para curtas sobre folclore brasileiro e cultura popular
Evento gratuito acontece em agosto de 2025 com exibições online e presenciais

A terceira edição da Mostra SACI – Somando Arte no Cinema Independente está com inscrições abertas. A iniciativa visa promover e difundir curtas-metragens que dialoguem com o folclore e a cultura popular brasileira. A mostra integra a nona edição do evento Somando Visões. Ambos os eventos são organizados pelo grupo Folclore BR, que promove diálogos sobre diversos aspectos da cultura brasileira e seus impactos atuais. A inscrição pode ser realizada até sexta-feira (30), no formulário on-line disponível no site.
Podem ser inscritos curtas de ficção e não ficção que explorem as manifestações populares em suas mais diversas formas: contos, lendas, mitos, festas tradicionais, saberes ancestrais, oralidades, memória e expressões artísticas que compõem a ampla diversidade regional do Brasil. Reconhecendo o folclore como elemento dinâmico e contemporâneo, a Mostra SACI se propõe a fortalecer a presença dessas narrativas no circuito audiovisual independente, abrindo espaço para abordagens autorais, experimentais ou documentais.
A Mostra SACI será realizada entre os dias 23 e 25 de agosto de 2025, mês dedicado à valorização do folclore no calendário cultural brasileiro. As obras selecionadas serão exibidas de forma híbrida e gratuitamente no canal do Folclore BR no YouTube e em sessões presenciais pontuais, com datas e locais a serem confirmados. Confira aqui o edital.
Filmes de todo o país
O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de julho de 2025. Mais do que um evento de exibição, a mostra consolida-se como um espaço de formação, intercâmbio e fortalecimento da cultura popular como forma de resistência. Em suas edições anteriores, a Mostra SACI reuniu filmes de todo o país, contribuindo para a descentralização das narrativas e o estímulo à produção cultural conectada com as raízes e os territórios.
O evento é realizado pelo Coletivo Folclore BR, em parceria com os coletivos Belacqua, Causos Gerais e Amuleto Filmes, com o apoio do PIBIART da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A curadoria é realizada por pesquisadores, mestres, doutores, educadores, artistas e agentes de diversos segmentos da cultura.
Tópicos: Mostra Saci