Cremes dentais Colgate ‘Clean Mint’ têm produção vetada após interdição da Anvisa

Medida cautelar foi publicada no Diário Oficial


Por Tribuna

27/03/2025 às 13h12

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu interditar a linha de cremes dentais ‘Clean Mint’, da Colgate, após a identificação de reações adversas que causaram lesões bucais em consumidores. A medida cautelar foi divulgada nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU), e passa a valer a partir de sua publicação.

colgate clean mint divulgacao
Foto: Divulgação

Segundo a Anvisa, o monitoramento do produto revelou um número considerável de relatos de eventos adversos relacionados ao uso do creme dental. A interdição seguirá até que se comprove, por meio de avaliação, se o produto representa riscos à saúde. Dependendo dos resultados dessa análise, a Agência poderá determinar a suspensão da fabricação e comercialização do item.

A reportagem tentou contato com a assessoria da Colgate, mas não teve retorno até esta publicação.

Entenda o caso

A mudança na fórmula dos cremes dentais da Colgate causou críticas de consumidores, que relataram reações alérgicas e inflamatórias após o uso. O problema foi registrado principalmente nas pastas das linhas ‘Total 12’ e ‘Clean Mint’, que passaram a ser chamadas de ‘Prevenção Ativa’.

Na plataforma ReclameAqui, mais de mil queixas foram registradas por consumidores que tiveram reações adversas. A alteração na fórmula foi feita no final de 2024, com o lançamento dos novos produtos em novembro. Na ocasião, a Colgate afirmou que a nova fórmula seria a “melhor da história para prevenção de doenças bucais”. A empresa destacou, em campanha publicitária, que sua fórmula superior “destrói as bactérias e cria uma poderosa barreira de proteção por até 24 horas, prevenindo que elas voltem”.

A principal mudança foi a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, um composto químico que combina estanho e íons de flúor, conhecido por suas propriedades antimicrobianas. Segundo a Anvisa, os casos registrados por consumidores foram classificados como “eventos adversos relacionados ao uso dos cremes dentais da Colgate que recentemente passaram por mudanças na formulação”.

Os sintomas mais comuns relatados incluem inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, além de sensação de queimação, ardência, sensibilidade nas gengivas, presença de aftas e vermelhidão nos lábios. A Colgate orientou que os consumidores afetados interrompam o uso do produto e busquem alívio para os sintomas. A empresa também disponibiliza um canal de atendimento pelo telefone 0800 703 7722 para quem precisar de mais informações.

Tópicos: anvisa / colgate

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.