Espetáculo ‘Mineiramente’ é apresentado pela primeira vez em Ubá, neste sábado

Peça que aborda identidade mineira será apresentada no Ubaense Espaço Eventos


Por Tribuna

26/03/2025 às 14h39- Atualizada 26/03/2025 às 14h40

mineiramente ubá
Grupo Ponto de Partida desenvolveu sua própria linguagem cênica (Foto: Guto Muniz)

O espetáculo “Mineiramente”, do Grupo Ponto de Partida, é apresentado em Ubá, pela primeira vez, neste sábado (29), às 19h, no Ubaense Espaço Eventos. A peça busca desafiar o público a descobrir novos olhares sobre o cotidiano do espectador em sua cidade. A identidade mineira e o onírico são trabalhados a partir de uma estrutura cênica simples. A poesia de Drummond, a fala de Guimarães Rosa, a música de Milton Nascimento, Fernando Brant e Tavinho Moura inspiram as canções do espetáculo, que conta com música ao vivo com clarinete, piano, bateria e vozes. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sympla ou diretamente na Secretaria de Cultura de Ubá.

Sobre o Ponto de Partida

Criado em Barbacena, em 1980, o grupo Ponto de Partida foi fundado por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da mesma. Nascido como movimento cultural, tornou-se um grupo de teatro de repertório, itinerante e independente, com 20 profissionais em exercício permanente. Criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem cênica e dramatúrgica própria que sustenta seus 40 espetáculos. Nestes anos, o grupo trabalhou com figuras referenciais da cultura brasileira como Milton Nascimento, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Paulo Gracindo, Jorge Amado, Manoel de Barros, Álvaro Apocalypse, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós, Dori Caymmi e construiu sucessos como “Beco: a ópera do lixo”, “Grande sertão: veredas”, “Ciganos”, “Travessia”, “Viva o povo brasileiro”.

Serviço
Mineiramente, do Ponto de Partida
Sábado (29), às 19h
No Ubaense Espaço Eventos

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.