ES90 e Every1: Volvo e VW lançam elétricos inéditos

Da marca de origem sueca, a novidade é seu primeiro sedã 100% elétrico; da alemã, o estreante é um compacto


Por Agência Estado

14/03/2025 às 12h20- Atualizada 14/03/2025 às 12h31

Volvo
Volvo ES90 (Foto: Volvo)

Volvo e Volkswagen acabam de lançar carros elétricos inéditos. Da marca de origem sueca, a novidade é o ES90, seu primeiro sedã 100% elétrico. Da alemã, o estreante é um compacto também movido somente a eletricidade.

O ES90 mira compradores de carros como o Tesla Model S e é feito sobre a plataforma SPA2, a mesma do SUV elétrico EX90, mas com 800V. Assim, suas baterias podem ser recarregadas em sistemas ultrarrápidos, de até 350 kWh.

Com isso, é possível obter 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Além disso, o sedã pode rodar 700 km, pela norma europeia WLTP.

A Volvo não revelou o comprimento do sedã. Porém, informa que o entre-eixos é de 3,10 metros (12 cm maior que o do EX90). O porta-malas tem 424 litros e há um espaço extra na dianteira com mais 22 l.

volvo es90 1
Volvo ES90 (Foto: Volvo)

Há duas opções de kits de baterias. A maior, de 106 kWh, alimenta dois motores elétricos (um em cada eixo). A potência total é de 670 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, de acordo com dados da Volvo.

O carro já pode ser encomendado na Europa. Ao Brasil, deve chegar no ano que vem. No Velho Continente, ele tem preços a partir de 72 mil euros (cerca de R$ 437 mil) para a versão básica e até 95.500 euros (R$ 580 mil) para a especificação superior.

volvo es90
Painel moderno e multimídia do Volvo ES90 (Foto: Volvo)

VW ID. Every1

ES90 e Every1: Volvo e VW lançam elétricos inéditos
VW ID. Every1 (Foto: VW)

Embora tenha sido revelado agora, o novo carro elétrico “popular” da VW só deve chegar às concessionárias da Europa em 2027. Segundo a marca, o ID. Every1 terá preço inicial de 20 mil euros – aproximadamente R$ 125 mil na conversão direta, sem contar as taxas.

Feito sobre a base MEB, o carrinho tem 3,88 metros de comprimento. Assim, é 20 cm maior que o Up! brasileiro e 17 cm menor que o ID. 2all, hatch elétrico que chegará em breve. O porta-malas tem 305 litros.

Conforme a VW, o motor terá 95 cv de potência e a velocidade máxima será de 130 km/h. A capacidade das baterias não foi revelada, mas a autonomia será de 250 km (WLTP).

ES90 e Every1: Volvo e VW lançam elétricos inéditos
VW ID. Every1 (Foto: VW)

Tópicos: volkswagen / volvo / VW

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.