VÍDEO: Chuva deixa ruas alagadas e pessoas ilhadas em Juiz de Fora

De acordo com o Cemaden, choveu cerca de 60 mm nas últimas 12 horas; Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados para ocorrências de alagamento e deslizamento 


Por Nayara Zanetti

29/01/2025 às 10h22- Atualizada 29/01/2025 às 10h52

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 67.77 milímetros nas últimas 24 horas em Juiz de Fora, com base no pluviômetro do Bairro Santa Efigênia. A forte chuva causou estragos em diversas regiões da cidade, como alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo a Defesa Civil, as maiores precipitações ocorreram nos bairros Monte Castelo, Milho Branco e São Pedro. 

Conforme o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas ficaram ilhadas dentro de seus veículos na Rua Benjamin Guimarães, no Bairro Democrata, Zona Nordeste, um dos mais atingidos pelo temporal. Após a via ficar completamente alagada, os militares foram acionados e realizaram o resgate das vítimas em segurança, sem registro de ferimentos. Em seguida, as equipes permaneceram no local para monitoramento da área. Além deste local, o Corpo de Bombeiros também informou que atuou em outros pontos estratégicos próximos a ruas alagadas, monitorando a situação e verificando a necessidade de remoção de moradores em áreas de risco.

chuvas-juiz-de-fora-foto-divulgação-bombeiros chuvas-juiz-de-fora-foto-divulgação-bombeiros-3 chuvas-juiz-de-fora-foto-divulgação-bombeiros-4 chuvas-juiz-de-fora-foto-divulgação-bombeiros-2
<
>
Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Escorregamento de talude

Outra ocorrência de destaque foi na Rua Azul, no Bairro Milho Branco, Zona Norte, onde um talude escorregou e atingiu parcialmente os fundos de uma residência. Além disso, uma segunda residência, localizada na parte superior do talude, ficou exposta após o deslizamento, aumentando o risco estrutural. A Defesa Civil foi acionada para avaliação da segurança das moradias, e os moradores foram orientados a permanecer fora de suas casas até a conclusão da vistoria técnica.

chuvas juiz de fora foto divulgacao bombeiros 5
(Foto: Corpo de Bombeiros)

A Defesa Civil informou que a pancada de chuva intensa ocorreu por cerca de duas horas, o que contribuiu para a elevação de córregos e do Rio Paraibuna, causando o transbordamento do córrego São Pedro e a inundação da Rua Feliciano Pena, na Cidade Alta. Além disso, o córrego Humaitá, no Bairro Industrial, Zona Norte, saiu da calha. Nas redes sociais, a Defesa Civil informou que foi acionada para atender dez ocorrências, sendo um desabamento parcial de edificação, quatro escorregamentos de talude e cinco alagamentos.  A Avenida dos Andradas, na região central, e a Avenida Ibitiguaia, no Bairro Santa Luzia, também ficaram inundadas. 

“Os locais são monitorados desde o primeiro momento pela Sala de Situação da Defesa Civil, sendo ainda acompanhados presencialmente por agentes de trânsito e pela Guarda Municipal. Equipes do Demlurb atuaram durante a madrugada na limpeza dos locais afetados”, afirmou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em nota enviada à Tribuna. 

Tópicos: cemaden / chuva / defesa civil

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.