‘Jogo de nossas vidas’: Tupi enfrenta o Betim com chances de se classificar e de ser rebaixado
Galo Carijó precisa de vitória simples neste sábado para ir à próxima fase do Módulo II; com revés, pode cair para a ‘Terceirinha’
Desde 2020, quando passou a disputar o Módulo II do Campeonato Mineiro, o Tupi ainda não conseguiu chegar à fase final do torneio. Neste ano, porém, os jogadores têm a chance de colocar o clube entre os seis classificados em uma missão, ao mesmo tempo, simples e complicada. O Galo Carijó enfrenta o Betim neste sábado (22), às 15h, na Arena Vera Cruz, pela última rodada da fase inicial. Qualquer vitória, independentemente do placar, faz o Tupi avançar. Entretanto, caso empata ou perca, a agremiação de Juiz de Fora corre o risco de ser rebaixada para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, a ‘Terceirinha’, em 2025. A partida terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Federação Mineira de Futebol (FMF).
No momento, o Tupi está na quarta colocação do Grupo A do Módulo II, com dez pontos. O Betim, adversário da próxima partida, tem 11 e está em terceiro – é o primeiro clube dentro do G-3, a zona de classificação. O líder e já classificado é o Aymorés, com 13, seguido pelo Democrata-SL, em segundo, com 12. Na parte de baixo, está o Valeriodoce, em quinto, com dez, e o Nacional de Muriaé, em último, com nove. Os outros jogos da rodada são entre Nacional de Muriaé e Aymorés; e Democrata-SL e Valeriodoce, no mesmo dia e horário.
Escalação
Para esta partida, o técnico Guiba não irá contar com o volante Gean Carlo, autor dos últimos dois gols da equipe, por suspensão. Nesta semana, também deixaram o clube os meias Maranhão e João Vitor, em comum acordo, e o atacante Pedro Henrique, por pedido do próprio atleta, conforme a assessoria de comunicação do clube.
Dessa forma, o alvinegro deve começar a partida com Ésio; Ronaldo, Roger, Amaral e Guilherme; França, Raphael Toledo e Dudu; Clevinho, Willy e Fabinho.
Neutralizar ataque do Betim
Em entrevista à Tribuna no treino de quarta-feira (19), no Salles Oliveira, o técnico Guiba disse já estar estudando o Betim. Na primeira rodada da competição, quando o treinador ainda era Franco Muller, o clube de JF venceu o Guerreiro por 2 a 0.
“Eles têm um centroavante muito bom e experiente, o Paulo Henrique. Estamos preocupados em marcá-lo, tentaremos anulá-lo dentro da partida. Se minha equipe fizer durante o jogo o que treina, me preocupo com o adversário muito pouco. Perdemos o Gean, mas temos o Dudu, um meia de origem, que temos conversado bastante, esperamos muito dele, tem um acesso com o Uberlândia. Também temos opções caso haja cansaço. Acreditamos em todos que estão no elenco”, define Guiba.
Na visão do comandante, sua equipe precisa melhorar o posicionamento defensivo e a parte mental nesta partida. “Precisamos de um bom balanço para não sermos surpreendidos. Precisamos fazer tudo o que não fizemos até agora no campeonato para buscar nossa classificação, que só vem com uma vitória. É o jogo mais importante de nossas vidas. Por isso, trabalhamos muito a cabeça dos atletas para que eles tenham consciência da importância desse jogo, não só para o Tupi, mas para a vida de cada um. A história está sendo escrita desde o primeiro dia que estão aqui, e agora é hora de determinar se ela será positiva ou negativa”, declara.
Clevinho é promessa de gol
Se quiser avançar, o Tupi precisa vencer, logo, terá que fazer gol, além de não sofrer. Até o momento, a equipe balançou as redes apenas cinco vezes na competição: uma com Raphael Toledo, duas com Gean Carlo – suspenso neste duelo – e duas com Clevinho, ponta e um dos destaques do time até aqui.
“Sabemos da importância do jogo, será ou céu, ou inferno. Estou bem confiantes, será um jogo com bastante visibilidade, é hora de mostrarmos. Estamos devendo fora de casa, ainda não marcamos gol e nem vencemos. Eles mudaram algumas peças, chegaram jogadores. É o time com mais investimento do grupo, mas sabemos que temos responsabilidade com a camisa que a gente veste”, entende Clevinho.
Para o atacante, o Betim irá pressionar desde o início da partida. “Temos que, na velocidade, com bola longa, contra-ataque ou bola parada, definir o jogo. Será nos detalhes, e não vai faltar entrega. Estamos nos cobrando bastante para fazermos gols. O torcedor pode ter certeza que teremos garra e empenho”, promete o camisa 7.
Confira a situação do Tupi em cada um dos casos
- Tupi vence o Betim: classificado para a próxima fase
- Tupi empata com o Betim: não classifica e precisa que ou Valeriodoce ou Nacional percam/empatem seus jogos para não ser rebaixado
- Tupi perde para o Betim: não classifica e precisa que ou Valeriodoce perca, ou Nacional empate/perca para não ser rebaixado
Grupo B do Módulo II já tem classificados
Mesmo restando uma rodada para o fim da primeira fase, os classificados para a próxima etapa do Grupo B já estão definidos: North (18 pontos), URT (16) e Mamoré (12). Enquanto isso, a luta contra o rebaixamento será definida nos detalhes: Varginha, Caldense e Boa Esporte têm oito pontos cada. Nessa rodada, os jogos são entre Boa Esporte e URT; Caldense e North; e Mamoré e Varginha.
Próxima fase
Neste ano, o Módulo II terá novamente seis classificados (três de cada grupo) para a segunda fase, mas não haverá um hexagonal final como aconteceu em 2022 e 2023. A divisão será feita baseada na classificação geral da seguinte forma: o primeiro, quarto e sexto formam um grupo, e o segundo, quinto e quarto, formam outro.
Eles se enfrentam dentro da chave em ida e volta, e o melhor de cada grupo se classifica para a final – essas duas equipem já garantem o acesso para o Módulo I do ano que vem.
Na final, serão dois jogos, de ida e volta, com o primeiro colocado na segunda fase com a vantagem de decidir em casa. Em caso de uma vitória para cada lado, o critério utilizado será o saldo de gols. Se a igualdade permanecer, o campeonato será decidido nos pênaltis.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva