MRS alcança maior volume transportado na história da empresa
Ao longo de 2023 foram 197,5 milhões de toneladas transportadas pelas ferrovias da malha regional Sudeste
Em um ano a MRS, empresa de logística e transporte rodoviário, alcançou o maior volume transportado na história da operadora. Foram 197,5 milhões de toneladas transportadas em 2023, um aumento de 10,8% em comparação ao período anterior. Com isso, a empresa faturou R$ 6,9 bilhões em receita bruta e teve um lucro líquido 37% maior do que o de 2022.
Os 197,5 milhões equivalem a 3,4 milhões de carretas bitrem transportando as cargas da MRS pelas ferrovias da malha regional Sudeste. A empresa detém a concessão de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Houve crescimento, tanto no transporte de produtos da mineração (+14,6%), quanto no de carga geral (+5,1%).
No que diz respeito à carga geral, a MRS informou que foram transportadas 75,4 milhões de toneladas ao longo de 2023, refletindo o crescimento constante que vem sendo observado ao longo dos últimos anos.
De acordo com Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos que assumimos junto à União, quando da renovação da nossa concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis e temos conseguido alcançar novos patamares em eficiência operacional e inovação.”
Investimento em sustentabilidade
No ano passado, a MRS investiu R$ 1,8 bilhões com destaque nas iniciativas para garantir a sustentabilidade do negócio e o cumprimento das obrigações regulatórias. A operadora ressalta as entregas para ampliação da capacidade da Baixada Santista, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado. Conforme a empresa, os investimentos em melhoria de mobilidade urbana nas diferentes cidades ao longo da malha da MRS também merecem destaque.
Também em 2023, a MRS comprou 560 novos vagões e 30 novas locomotivas. Parte da entrega dos ativos começou neste 1º trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos já estarão em operação.