Frente fria se afasta e termômetros em Juiz de Fora voltam a subir

Combinação entre umidade e calor faz com que pancadas típicas do verão ocorram no fim de semana 


Por Mariana Floriano

07/03/2024 às 18h14

A frente fria que se aproximou do continente nos últimos dias se distancia da costa brasileira e reduz a instabilidade sobre o estado de Minas Gerais. A massa de ar frio não chegou a derrubar as temperaturas em Juiz de Fora, mas causou alterações atmosféricas que aumentaram as chuvas na região. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta sexta-feira (8) as temperaturas voltam a subir na cidade, mas a probabilidade de pancadas no fim da tarde ainda permanece. 

O Instituto publicou alerta para risco moderado de tempestades. O aviso foi publicado nesta quinta (7) e tem duração até às 10h de sexta. A possibilidade é de chuvas intensas de até 30 milímetros por hora e rajadas de vento.

A sexta terá variação de nebulosidade e típicas chuvas de verão, com chance de trovoadas isoladas. A previsão é que a máxima chegue a 28 graus, e mínima de 19. O cenário vai ser um pouco mais quente do que o observado nesta quinta-feira, conforme os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com a estação, a máxima do dia foi de 26,4 graus, com mínima de 19,1.

tempo couri calor
Calor deve ser mais intenso na próxima semana, com máxima na casa dos 30 graus (Foto: Felipe Couri)

A nebulosidade persiste no fim de semana, podendo ser maior durante a manhã e no início da tarde. Há chances de chuva isolada tanto no sábado (9) quanto no domingo (10). No sábado, a máxima segue em 28 graus, com mínima de 20, e no domingo o dia deve ser um pouco mais quente, com máxima atingindo os 29 graus e mínima na casa dos 20. 

A tendência é que os termômetros se elevem gradativamente até a próxima semana, quando o calor volta de vez para Juiz de Fora. A previsão do Inmet é que a máxima fique em torno dos 30 graus a partir de terça-feira (12). 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.