Estudantes da UFJF arrecadam dinheiro para competição de aerodesign da Embraer
Equipe MicroRaptor é bicampeã nacional da contenda que será realizada em São José dos Campos no dia 1º de novembro
Fundada em 2010, a equipe MicroRaptor, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai participar da competição SAE Aerodesign 2023, em São José dos Campos (SP), no campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no dia 1º de novembro. A competição consiste em criar um projeto aeronáutico e reúne mais de 80 equipes de todo o Brasil, totalizando cerca de 2 mil participantes. Para custear a viagem até São Paulo e os materiais utilizados na construção do avião, os membros da equipe estão arrecadando dinheiro no sinal dos portões da Universidade aos sábados e também via PIX no e-mail [email protected].
A equipe orientada pelo professor Vitor Mainenti é bicampeã nacional da classe micro na competição, que reúne universidades de todo o país. Os 35 membros participam anualmente da SAE Aerodesign, que é realizada pela Embraer, conglomerado transnacional brasileiro fabricante de aviões. Após ganhar em 2022, a MicroRaptor se credenciou ao campeonato mundial este ano, na SAE Aerodesign East 2023, que aconteceu em março nos Estados Unidos. O time ficou em oitavo lugar na ocasião.
Para o atual capitão da equipe, Lucas Fonseca, 19, participar das competições é uma forma de realizar um projeto completo de engenharia antes mesmo de entrar na indústria, sendo um modo também de valorizar a inovação na área. “Ao longo de um ciclo de projeto, passamos por todas as etapas que qualquer produto de engenharia passa até seu lançamento, desde sua idealização, projeção, otimização, testagem e prototipagem, até fabricação e operação, sempre utilizando métodos que a cada ano se aproximam mais do nível de excelência que existe na indústria aeronáutica”, explicou.
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Ao contrário da maioria dos membros da MicroRaptor, que cursam engenharia, Ana Beatriz Carvalho, 20, faz o bacharelado em design e contou que viu na MicroRaptor uma oportunidade de aprender e expandir sua visão na área. “O conhecimento que adquiri durante o processo seletivo, e agora, como membro da equipe, aplico sempre em meu portfólio profissional, aproveitando cada experiência da melhor forma”, declarou.
Segundo Lucas, apesar de ter surgido com foco na Engenharia Mecânica como um projeto de extensão, o MicroRaptor é bastante interdisciplinar e atualmente tem membros das engenharias mecânica, elétrica, civil e computacional, além dos cursos de física e de design.
Etapas da competição de aerodesign
A SAE Aerodesign pode ser dividida em quatro etapas. A divulgação do regulamento geral ocorre em fevereiro. Esse regulamento é formulado por engenheiros da indústria aeronáutica que se voluntariam a fazer parte da comissão técnica da competição. Nele são descritos a missão que o avião projetado deve cumprir, os critérios de pontuação, geralmente associados à quantidade de carga que o avião é capaz de levar, e as restrições do projeto.
A partir disso, começa a primeira etapa, na qual as equipes têm em torno de seis meses para desenvolver todo o projeto da aeronave e detalhá-lo em relatórios que serão avaliados. A segunda etapa consiste no envio de vídeos de validação do voo e dos processos de montagem e desmontagem do avião. Já a terceira etapa é a apresentação oral do projeto, que acontece de forma on-line.
Por último, o projeto é colocado à prova no evento que será realizado em São José dos Campos (SP) em novembro. As equipes precisam realizar a missão de levantar voo com o máximo de peso possível para o tamanho do avião. De acordo com Ronaldo Rodrigues, um dos membros da equipe e antigo capitão, entre os maiores desafios do projeto está a parte da decolagem, por ser uma aeronave leve partindo de uma mesa de apenas 4,2 metros com uma carga alta. Além disso, o avião deve ser desmontável, caber dentro de uma caixa de até 36 litros e, para cumprir a missão, deve ser montado em 2 minutos, no máximo, e desmontado em apenas 1 minuto e 30 segundos.
Nathália Elis Fontes, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci