UFJF promove 28ª edição da Semana da Matemática aberta ao público
Evento vai abordar temas ligados à diversidade e acessibilidade no ensino da matemática; saiba como se inscrever
A 28ª edição da Semana da Matemática, promovida pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começou nesta segunda-feira (23). O evento irá discutir temas relevantes e atuais em ensino, pesquisa e extensão em Matemática, como questões ligadas à diversidade e acessibilidade. A programação será dividida palestras, oficinas e minicurso até a próxima sexta-feira (27), com participação de professores de diferentes universidades brasileiras. Os interessados podem realizar a inscrição por meio de formulário on-line. Já alunos e professores do Instituto de Ciências Exatas (ICE) precisam se inscrever pela plataforma Integra.
De acordo com a professora do Departamento de Matemática, Beatriz Motta, o principal objetivo do evento é apresentar e discutir temas relevantes em pesquisa, extensão e ensino de Matemática. Além dos alunos e professores da UFJF, as atividades serão ministradas por professores convidados de universidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São José dos Campos. “Em especial, nossa programação traz o protagonismo feminino na maioria das atividades, além de abordar temas de diversidade e acessibilidade. Com isso, nossa expectativa é envolver estudantes e comunidade em geral nas discussões essenciais na formação de professores e professoras.”
Entre os temas que serão abordados na semana estão: a Matemática recreativa como forma de divulgação científica apresentada pela professora Carmen Giraldo (UFMG) e a utilidade de uma ferramenta poderosa como o Google ministrada pelo professor Reginaldo Santos (UFMG). Além disso, haverá atividades sobre educação financeira, história da Matemática, álgebra, equações diferenciais, entre outras.
Programação
A valorização da história e cultura dos africanos e dos afro-brasileiros através do uso de jogos africanos no ensino de Matemática é o tema da palestra de abertura do evento, ministrada pela professora Simone Moraes (UFBA). O destaque da terça-feira (24) é a palestra da Tamires Purificação (UFRJ) sobre a abordagem antirracista para a educação financeira. Na quarta-feira (25), uma Mostra de Ciências, voltada para alunos da educação básica, irá apresentar projetos da instituição, como “Caravana da Matemática”, “Matemática e Jogos” e “Plantando conhecimento pra um futuro brilhante”, por meio de atividades lúdicas.
“Promover a inclusão e formar profissionais sensíveis à diversidade é um compromisso do DM. Por isso, recebemos com alegria a professora Aglaisa Sedrim, de Cedro-PE, com a oficina: “Libras e Matemática: uma interseção com poucos elementos”. Questões de acessibilidade são ainda temas de mais duas oficinas, incluindo a do projeto de extensão do DM Matemática e Deficiência Visual”, destaca a organização do evento.
A Semana da Matemática também será um espaço para os estudantes apresentarem seus trabalhos de iniciação científica, extensão e pós-graduação. “O DM cumpre a função social de formar profissionais com propriedade para usar e falar de Matemática onde quer que venham atuar.”