Caravana Tripanóssomos percorre distritos

Projeto leva atividades culturais a áreas rurais de Juiz de Fora; Rosário de Minas recebe o projeto neste sábado


Por Cecília Itaborahy

25/08/2023 às 07h33

TRIPANOSSOMOsite
Até setembro, a caravana vai passar pelos distritos de Humaitá, Toledos, Igrejinha e Valadares (Foto: Divulgação)

O distrito de Rosário de Minas recebe, neste sábado (26), a Caravana Tripanóssomos, na Escola Municipal Helena Antipof. O evento conta com contação de história, oficina de habilidades circenses e de escrita criativa de livros cartoneros e apresentação do espetáculo “Circo de só ele”. Até setembro, a caravana vai passar por outros distritos e áreas rurais de Juiz de Fora com o projeto. Fazem parte da lista, além de Penido, por onde ele já aconteceu, Humaitá, Toledos, Igrejinha e Valadares. Todas as atividades são gratuitas.

Para realizar o evento, uma kombi é montada, a Clipper Cultural, onde funciona a biblioteca ambulante do projeto. Em volta dela, toda a estrutura é montada para receber as crianças e suas famílias. O “Circo de só ele” é um espetáculo circense que narra as aventuras dos palhaços Cláudio e Maria Pudim quando eles foram assistir à apresentação de Nikolai Vlovlóski, considerado o maior artista de circo do mundo. É ele a única atração de todos os números, apresentados pelo palhaço Afrânio.

Já o livro cartoneiro que o público poderá preparar é feito de papelão e outros materiais recicláveis que transformam a experiência visual em, também, sensorial. Esse tipo de livro faz parte do Movimento Cartonero, no qual destacam-se Argentina, México e Chile. Quem ministra a oficina na caravana é a professora Lauriana Guttierrez, que desenvolve esse trabalho desde 2020 no colégio João XXIII. Além dela, a contação de história é feita por Mara Bomtempo e a oficina circense por Leonardo Vital.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.