Governo de Minas inicia estudos para transferĂȘncia de crĂ©ditos do ICMS pelas empresas

Por Paulo Cesar Magella

Por meio de nota Ă  imprensa, o Governo de Minas anunciou que, por recomendação do governador Romeu Zema, a Secretaria de Estado da Fazenda iniciou estudos para aprimorar e ampliar as hipĂłteses de transferĂȘncia e utilização de crĂ©ditos do ICMS pelas empresas. O objetivo, diz o documento, Ă© melhorar o ambiente de negĂłcios e estimular investimentos no estado, “gerando, por consequĂȘncia, mais oportunidades de empregos para a população”. O ICMS Ă© um tributo nĂŁo cumulativo. Isso significa que a empresa paga o imposto ao adquirir insumos, bens de capital ou mercadorias necessĂĄrios ao seu processo produtivo. Portanto, ao fabricar ou vender seus produtos, com incidĂȘncia do ICMS, a empresa pode reduzir o valor do imposto devido, pagando apenas a diferença entre o que foi tributado nas suas compras e o que Ă© devido por suas vendas, de acordo com a alĂ­quota incidente.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, jĂĄ tendo exercido as funçÔes de editor de polĂ­tica, editor de economia, secretĂĄrio de redação e, desde 1995, editor geral. AlĂ©m de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. TambĂ©m sou radialista Meus hobbies sĂŁo leitura, gastronomia - nĂŁo como frango, pasmem - esportes (Flamengo atĂ© morrer), encontro com amigos, de preferĂȘncia nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também