Os riscos de um estilo de vida sedentário
Muito se fala dos benefícios de se ter um estilo de vida saudável. Mas e os riscos de um ESTILO DE VIDA SEDENTÁRIO?
Ter uma alimentação balanceada, uma rotina de exercício de 3 a 4 vezes na semana, meditar, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas diariamente auxilia muito na perda e manutenção do peso além de prevenir diversas doenças.
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais corrido, em que quase nunca “sobra” tempo, ou há uma má administração do mesmo, dependendo pode ser até questão de prioridade. O fato é que as pessoas estão cada vez mais com menos tempo para se dedicar a saúde.
Hoje vou conversar com vocês sobre o perigo de viver essa correria sem prestar atenção nos tantos fast foods ingeridos, nos lanches errados escolhidos, no tempo enorme em frente à televisão e celular e nos happy hours regados a cerveja e batata frita de quase todo dia. Ou seja, vou falar aqui dos riscos de quem assume um estilo de vida não regrado e sedentário. Porque segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia o sedentarismo é considerado o mau do século.
Para começar: Você sabia que o sedentarismo é a segundo maior fator de risco para mortalidade? Um estudo concluiu que o estilo de vida sedentário é associado ao aumento do diabetes, doenças cardiovasculares e à morte.
Um outro estudo concluiu que o Diabetes é uma doença alarmante que cresce em ritmo acelerado e atingirá mais de 1 bilhão de pessoas em até 2050 devido ao aumento da obesidade, má alimentação, tabagismo e sedentarismo. Então, podemos dizer que, isso influencia diretamente na taxa de mortalidade, visto que o mau controle da doença gera inúmeras consequências como doença renal, retinopatia diabética, cegueira, amputação e até mesmo a morte.
Continuando a pesquisar sobre o assunto, esse recente estudo foi realizado em mais de 11 países com mais de 3 milhões de pessoas e mostrou que, praticantes de exercício físico tem 31% menos de chance de desenvolver depressão. Dentre os hormônios liberados pelo exercício físico, estão a endorfina, a serotonina e a dopamina geralmente chamados de hormônio da felicidade, ou seja, auxiliam no bem estar físico e emocional das pessoas. Quem pratica exercício físico é mais feliz!
Mais um estudo indicou que internações por infarto aumentaram mais de 150% no Brasil e, dentre os fatores de risco, estão o envelhecimento e a obesidade. Esta última por sua vez vem acompanhada de um estilo de vida sedentário, má alimentação e falta de exercício físico.
E por fim, outro estudo recente, esse do ano de 2020, acompanhou quase 500 mil adultos durante 9 anos e mostrou que o exercício aeróbico conjugado com musculação reduziu o risco de morte dos participantes em quase 50%.
Ao pesquisar sobre esse tema tão importante, encontrei milhares de pesquisas em que percebi que é um assunto extremamente em alta e de total relevância para a sociedade. Relatei aqui em poucas palavras e pequenos parágrafos alguns dos inúmeros estudos que comprovam que o estilo de vida sedentário é risco direto para sérias doenças, consequentemente, podendo levar até a morte.
Percebe que todos os fatores que levam à essas doenças são sempre os mesmos? Má alimentação, tabagismo, obesidade e inatividade física estão entre os principais motivos de doenças e mortes não somente no Brasil, mas no mundo todo.
Então, depois de ler essas comprovações científicas, me conta aqui: o que você tem feito para não morrer?