Autoria sedia lançamentos de livros de autores que integram a cena literária de JF

Por Marisa Loures

 

WAGNER LACERDA
Wagner Lacerda abre programação de lançamentos de livros da Autoria, apresentando ao público ‘O grande evento’, livro no qual reúne contos que vão do drama à comédia, do suspense à ficção científica – Foto Arquivo pessoal

Nesta coluna, festejamos, e muito, os lançamentos de obras de autores que integram a cena literária de Juiz de Fora. E é com alegria que recebemos a programação, do mês de abril, da Autoria Casa de Cultura, onde, a partir desta sexta-feira, quando o assunto é “livros”, os dias prometem ser bastante movimentados. Na lista de títulos que estão sendo enviados para as prateleiras, há opções para adultos e crianças.

livro wagner lacerdaMestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (Leia-JF), o professor Wagner Lacerda lança, hoje (13), às 19h, “O grande evento” (148 páginas), obra que reúne 13 contos que vão do drama à comédia, do suspense à ficção científica. “Fiel seguidor das melhores tradições do conto ocidental — inclusive homenageando, implícita e explicitamente, gênios como Hemingway, Cortázar e Machado de Assis —, o livro inova na sua estrutura, lembrando os envolventes contadores de histórias árabes e apresentando personagens como o intrépido comandante de uma viagem espacial, o empregado de uma kafkiana empresa e… Salvador Dali! Você vai se surpreender”, garante a sinopse da publicação.

 

a menina do algodao doceJá, no dia 15, às 15h, às vésperas do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, é a vez de a professora e contadora de histórias Nilcéia Jenevain apresentar ao público o livro “A menina do algodão-doce” (Pluri, 24 páginas). A criançada pode se preparar porque a pequena Luísa, protagonista dessa aventura, está chegando por aí. Importante destacar que, em 2002, a autora conquistou o primeiro lugar no estado de Minas Gerais no Prêmio Nacional em Qualidade na Educação Infantil.

Tendo como público-alvo os adultos, a poetisa e compositora Renata Aragão divide conosco “A constelação de lira” (Paratexto, 96 páginas), fruto da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Em 55 poemas, produzidos entre 2012 e 2019, vemos retratado tudo aquilo que, na existência, tem intrigado Renata, isto é, “a vida, a identidade, o outro, o amor, a linguagem, a busca.” Para o evento de lançamento, previsto para o dia 19 de abril, às 18h, está programada uma apresentação poético-musical em parceria com o músico Thiago Miranda, com participação especial do pernambucano Seu Rogério.

livro maressa 2E tem mais livro para a garotada sendo enviado para as prateleiras. “Maressa e os biscoitos da alegria” é a obra da professora Ana Virgínia da Silva e foi idealizada com a intenção de ajudar a despertar nos pequenos a importância de amar o próximo e de se doar para o outro. “Maressa ensina que não é preciso ter dons ou habilidades extraordinárias. Atitudes simples, como assar biscoitos e oferecê-los como presentes, são capazes de fazer felizes as pessoas à nossa volta”, adianta a sinopse da obra, que tem lançamento previsto para o dia 21 de abril, às 15h.

 

livro paula nobrega

Também é com as crianças que a professora Paula Nóbrega conversa no livro “O chimpanzé banguela”. Sabe o que o protagonista dessa história fez? Ele “foi para a escola aprender o be-abá”, mas, por lá, acabou se envolvendo em muita confusão. Sabe por quê? Ele não está acostumado a emprestar os brinquedos. Essa aventura será apresentada ao público no dia 22 de abril, às 15h.

 

dragaoE no dia 27 de abril, às 17h, a meninada vai conhecer o livro “De relógio a dragão” (Adonis, 44 páginas), cujas páginas apresentam 15 textos, de prosa e poesia, que foram produzidos por autores diversos, entre os quais estão os escritores de Juiz de Fora Marisélia Souza, Luciane Fontes e José Renato Amorim. Um trio que já tem vasta experiência em literatura infantil. De acordo com Amorim, “De relógio a dragão” nasceu a partir de um curso de pós-graduação em literatura infantil e juvenil e traz textos “que perpassam por uma viagem por florestas, castelos, rios que permeiam sonhos de personagens diferentes e que ganham vida a cada página virada, aos olhos atentos de cada leitor.”

livro na fresta

Para encerrar a agenda de lançamentos do mês, no dia 29, às 16h, a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Eliane Borges, autografa o romance “Na fresta entre os mundos”. Inspirado na realidade, mas com muita dose de ficção,  o livro traz a história de Luiza, uma jovem antropóloga brasileira que, em meados dos anos 1980, está começando sua trajetória profissional. “Trata-se de uma narrativa escrita a partir de imagens vagas, pequenos poemas dispersos, a sensação de um outro mundo sendo aberto, à minha disposição, mas só depois de um portal, que agora, só agora, me proponho a atravessar”, anuncia Eliane na introdução.

 

Lançamentos

Autoria Casa de Cultura (Rua Batista de Oliveira 931 – Granbery)

14 de abril, às 19h – “O grande evento”, de Wagner Lacerda.

15 de abril, às 15h – “A menina do algodão doce”, de Nilcéa Jenevain.

19 de abril, às 18h – “A constelação de lira”, de Renata Aragão Lopes.

21 de abril, às 15h – “Maressa e os biscoitos da alegria”, de Ana Virgínia da Silva.

22 de abril, às 15h – “O chimpanzé banguela”, de paula Nóbrega.

27 de abril, às 17h – “De relógio a dragão”, coletânea de vários autores, incluindo os juiz-foranos  José Renato amorim, Luciane Fontes e Marisélia Souza.

29 de abril, às 16h – “Na fresta entre os mundos”, de Eliane Borges.

Marisa Loures

Marisa Loures

Marisa Loures é professora de Português e Literatura, jornalista e atriz. No entrelaço da sala de aula, da redação de jornal e do palco, descobriu o laço de conciliação entre suas carreiras: o amor pela palavra.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também