Nesta coluna, festejamos, e muito, os lançamentos de obras de autores que integram a cena literária de Juiz de Fora. E é com alegria que recebemos a programação, do mês de abril, da Autoria Casa de Cultura, onde, a partir desta sexta-feira, quando o assunto é “livros”, os dias prometem ser bastante movimentados. Na lista de títulos que estão sendo enviados para as prateleiras, há opções para adultos e crianças.
Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (Leia-JF), o professor Wagner Lacerda lança, hoje (13), às 19h, “O grande evento” (148 páginas), obra que reúne 13 contos que vão do drama à comédia, do suspense à ficção científica. “Fiel seguidor das melhores tradições do conto ocidental — inclusive homenageando, implícita e explicitamente, gênios como Hemingway, Cortázar e Machado de Assis —, o livro inova na sua estrutura, lembrando os envolventes contadores de histórias árabes e apresentando personagens como o intrépido comandante de uma viagem espacial, o empregado de uma kafkiana empresa e… Salvador Dali! Você vai se surpreender”, garante a sinopse da publicação.
Já, no dia 15, às 15h, às vésperas do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, é a vez de a professora e contadora de histórias Nilcéia Jenevain apresentar ao público o livro “A menina do algodão-doce” (Pluri, 24 páginas). A criançada pode se preparar porque a pequena Luísa, protagonista dessa aventura, está chegando por aí. Importante destacar que, em 2002, a autora conquistou o primeiro lugar no estado de Minas Gerais no Prêmio Nacional em Qualidade na Educação Infantil.
Tendo como público-alvo os adultos, a poetisa e compositora Renata Aragão divide conosco “A constelação de lira” (Paratexto, 96 páginas), fruto da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Em 55 poemas, produzidos entre 2012 e 2019, vemos retratado tudo aquilo que, na existência, tem intrigado Renata, isto é, “a vida, a identidade, o outro, o amor, a linguagem, a busca.” Para o evento de lançamento, previsto para o dia 19 de abril, às 18h, está programada uma apresentação poético-musical em parceria com o músico Thiago Miranda, com participação especial do pernambucano Seu Rogério.
E tem mais livro para a garotada sendo enviado para as prateleiras. “Maressa e os biscoitos da alegria” é a obra da professora Ana Virgínia da Silva e foi idealizada com a intenção de ajudar a despertar nos pequenos a importância de amar o próximo e de se doar para o outro. “Maressa ensina que não é preciso ter dons ou habilidades extraordinárias. Atitudes simples, como assar biscoitos e oferecê-los como presentes, são capazes de fazer felizes as pessoas à nossa volta”, adianta a sinopse da obra, que tem lançamento previsto para o dia 21 de abril, às 15h.
Também é com as crianças que a professora Paula Nóbrega conversa no livro “O chimpanzé banguela”. Sabe o que o protagonista dessa história fez? Ele “foi para a escola aprender o be-abá”, mas, por lá, acabou se envolvendo em muita confusão. Sabe por quê? Ele não está acostumado a emprestar os brinquedos. Essa aventura será apresentada ao público no dia 22 de abril, às 15h.
E no dia 27 de abril, às 17h, a meninada vai conhecer o livro “De relógio a dragão” (Adonis, 44 páginas), cujas páginas apresentam 15 textos, de prosa e poesia, que foram produzidos por autores diversos, entre os quais estão os escritores de Juiz de Fora Marisélia Souza, Luciane Fontes e José Renato Amorim. Um trio que já tem vasta experiência em literatura infantil. De acordo com Amorim, “De relógio a dragão” nasceu a partir de um curso de pós-graduação em literatura infantil e juvenil e traz textos “que perpassam por uma viagem por florestas, castelos, rios que permeiam sonhos de personagens diferentes e que ganham vida a cada página virada, aos olhos atentos de cada leitor.”
Para encerrar a agenda de lançamentos do mês, no dia 29, às 16h, a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Eliane Borges, autografa o romance “Na fresta entre os mundos”. Inspirado na realidade, mas com muita dose de ficção, o livro traz a história de Luiza, uma jovem antropóloga brasileira que, em meados dos anos 1980, está começando sua trajetória profissional. “Trata-se de uma narrativa escrita a partir de imagens vagas, pequenos poemas dispersos, a sensação de um outro mundo sendo aberto, à minha disposição, mas só depois de um portal, que agora, só agora, me proponho a atravessar”, anuncia Eliane na introdução.
Lançamentos
Autoria Casa de Cultura (Rua Batista de Oliveira 931 – Granbery)
14 de abril, às 19h – “O grande evento”, de Wagner Lacerda.
15 de abril, às 15h – “A menina do algodão doce”, de Nilcéa Jenevain.
19 de abril, às 18h – “A constelação de lira”, de Renata Aragão Lopes.
21 de abril, às 15h – “Maressa e os biscoitos da alegria”, de Ana Virgínia da Silva.
22 de abril, às 15h – “O chimpanzé banguela”, de paula Nóbrega.
27 de abril, às 17h – “De relógio a dragão”, coletânea de vários autores, incluindo os juiz-foranos José Renato amorim, Luciane Fontes e Marisélia Souza.
29 de abril, às 16h – “Na fresta entre os mundos”, de Eliane Borges.