Rádios Mix e Transamérica ficam fora do ar após furto de cabos de energia

Programações já foram normalizadas, mas perdas ainda são contabilizadas


Por Tribuna

10/10/2022 às 14h00

Radios furto cabos de energia sem credito
Cabos cortados após o furto

Na manhã de domingo (9), as rádios Mix e Transamérica tiveram programações interrompidas devido ao furto de cabos de energia no Bairro Estrela Sul, Zona Sul de Juiz de Fora. De acordo com o boletim de ocorrência, o incidente interrompeu o sinal radial e houve o corte de diversos fios. A programação de ambas as rádios da cidade já foi normalizada, mas há perdas que ainda são contabilizadas.

Já é o segundo furto similar que ocorre na fiação que passa por essas redes de rádio. De acordo com o diretor de operações da rede Tribuna de Minas, Ademilton Trindade, foi possível observar o furto dos fios que transmitem rede, sinal telefônico e elétrico. Para evitar maiores prejuízos, vai ser preciso “fazer uma grande reforma e criar uma estrutura de segurança”. Durante o furto, também ocorreram danos aos equipamentos do local em que os fios estão funcionando.

Radios furto cabos de energia sem credito 4O relato de Trindade é de que o furto aconteceu em dois momentos distintos, sendo o primeiro na manhã de domingo (9), o que atingiu a rádio Mix. Posteriormente, os criminosos retornaram ao local e também furtaram parte da fiação que atende a rádio Transamérica. Ambas voltaram à programação normal no mesmo dia, mas o diretor de operações afirma que há perdas para as emissoras e aos ouvintes. “Deixamos de informar e transmitir em momentos importantes da semana”, reforça. O local conta com câmeras de segurança e a Polícia Militar apura mais informações.

Furtos como esse motivaram nova lei

A Tribuna já apresentou matérias anteriores que mostraram que ocorrências como essa têm ocorrido com maior intensidade nos últimos meses. Por esse cenário, inclusive, a Prefeitura de Juiz de Fora regulamentou, em 2 de junho de 2022, regras específicas para que seja feito o cadastro de fornecedores de peças de cobre adquiridas em empresas de reciclagem na cidade. O regulamento busca comprovar a origem do material, informando o estabelecimento e a origem dos itens. A intenção é que a compra de materiais de procedência duvidosa seja desestimulada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.