Dubdogz inaugura escola de música em Juiz de Fora
Projeto vai oferecer aulas gratuitas a 60 crianças e jovens da Zona Norte e Instituto Padre João Emílio; inscrições vão até quarta, e seleção acontece na quinta-feira
Os gêmeos Marcos e Lucas Schmidt, da dupla de música eletrônica Dubdogz, dão início ao primeiro projeto da Associação Sociocultural Dubdogz. Será realizado nesta segunda-feira (5), às 19h, no Moinho, o lançamento da Escola de Música Dubdogz, que tem por objetivo democratizar o acesso à música, incentivar a formação de músicos e promover o resgate da cidadania, desenvolvendo talentos e proporcionando a inclusão.
No início, a escola vai atender de forma gratuita a 60 crianças e jovens entre 8 e 17 anos moradoras da Zona Norte e matriculadas em escolas, além de crianças de 9 a 11 anos do Instituto Padre João Emílio. As aulas oferecidas serão de canto coral e instrumentos (violão e flauta, inicialmente, com instrumentos doados por Marcos e Lucas) e acontecerão nas manhãs de segunda e terça-feira. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (7) pela internet e a seleção dos aprovados acontece no dia seguinte (8), às 9h, por ordem de chegada, no Moinho, onde também serão realizadas as aulas. A responsável pela seleção é a maestrina e mestre em musicologia Patrícia Guimarães, que também cuidará da coordenação pedagógica da escola de música.
Segundo Lucas Schmidt, a ideia de criar a Escola de Música Dubdogz surgiu há cerca de dois anos, mas o sonho começou a tomar forma há seis meses, aproximadamente, quando encontraram “um time legal” em Juiz de Fora para ajudá-los com o projeto. “Nosso intuito é ajudar as crianças carentes a chegarem até a música, contribuindo com a inclusão social e incentivando a cultura. A ideia é dar oportunidade de eles conhecerem um dom que muitos já têm e, talvez por falta de acesso, nem sabem, por não terem tido a chance de experimentar e desenvolver essa capacidade”, explica.
Sobre a escolha dos jovens da Zona Norte como os contemplados pelo projeto, Lucas pontua que ela se deu por acharem que esta é uma área muitas vezes esquecida e que precisa de atenção. “Como no projeto teremos vários empresários envolvidos, é também uma oportunidade de impulsionar mais ações em prol da região”, acredita. “Hoje, temos facilidade como produtores de música eletrônica porque tivemos a oportunidade de ter aulas, de sermos presenteados com instrumentos. Assim, tudo ficou mais fácil. Sem projetos sociais como a Escola de Música, muitas crianças não teriam essa oportunidade de iniciação musical. E é isso que a gente quer: ampliar e democratizar o acesso à música e à cultura”, acrescenta Marcos.
Em busca de apoios e parcerias
Num primeiro momento, a escola será mantida com as doações da dupla de irmãos, tanto dos instrumentos quanto dos salários dos professores. “Muitos da equipe estão doando seu tempo e trabalho para fazer a escola acontecer!”, anima-se Lucas. “Já estamos trabalhando para que o projeto tenha recursos incentivados também. A ideia é reunirmos um grupo de empresários que nos apoie e ajude a custear as aulas para 2023. Assim, conseguiremos atingir um número maior de locais atendidos, variedade de aulas e de crianças beneficiadas.”
A inauguração da escola de música vem num momento especial para o Dubdogz, que fez sua segunda participação no Rock in Rio. Os irmãos estiveram no New Dance Order, palco destinado aos artistas de música eletrônica do festival. “A data encaixou bem após esse marco gigante na nossa carreira. Nossa apresentação no Rock in Rio foi incrível, e estamos cheios de energia para esse lançamento! Sem dúvidas será uma semana de sucesso!”, encerra Lucas Schmidt.