Outras versões do chouriço

De prato principal a ingrediente, o chouriço continua querido pelos clientes dos Butecos de JF

Por Butecos de JF

Pao Moiado Interna

Pão Moiado – Trufa Mineira
Esse petisco já começou bem pela escolha do nome. Se olhar bem a foto, parece mesmo uma trufa, daquelas tão comuns nas docerias, mas a coincidência com o quitute para por aí, pois a casquinha crocante deste petisco, fruto de um capricho do chef Leandro, que empana a iguaria na farinha Panko, guarda em seu interior uma massa de chouriço suculenta e picante, que melhora ainda mais a experiência se você acrescentar uma colherada do molho chimichurri artesanal que é produzido pelo chef. É de comer de olhos fechados e fazendo aquele “hummmmm” que a gente solta na hora da mordida, de tão bom que o petisco é!
Rua José Nunes Leal 45 – Santa Luzia

Bar do Jorge Selfie

Bar do Jorge – Pastel de Chouriço
Um pastelzinho de botequim, daqueles em formato de meia-lua, bem tradicional, fartamente recheado de chouriço. Uma belezura criada pelo Douglas, que toca o Bar do Jorge. A história é curiosa: ao fritar um chouriço para seu próprio consumo, errou a mão e viu o recheio do embutido sair da tripa, e ficou desolado, pensando numa forma de aproveitar aquele recheio num novo prato. Veio então a ideia de usar esse chouriço num recheio de pastel e voilà, temos agora essa novidade no cardápio do bar para todos experimentarem também: um delicioso pastel de chouriço! Como eu digo: até o errado, no botequim, dá certo!
Avenida Pedro Henrique Krambeck 216 – São Pedro

Bolovo Bar do Abilio Natalia Ferreira Interna
Foto: Natália Ferreira

Bar do Abílio – Kinder Abílio
Na minha memória, o Abílio é o bar que sempre serviu o chouriço em Juiz de Fora. Por lá ele sempre esteve presente em minhas visitas em busca do embutido frito e consumido com muita cebola. E neste templo surgiu uma receita em que o chouriço entrou na composição de um prato tradicional de botequim: o bolovo da casa ganhou uma massa onde o chouriço é misturado com bacon e linguiça, que envolvem o ovo cozido, sendo depois empanado e frito. O protagonismo do chouriço permanece na picância característica deste petisco, e se juntou aos demais ingredientes numa explosão de sabores a cada mordida. O prato foi o mais comentado no Comida di Buteco de 2022 e os clientes amaram, mas para tristeza da galera, não permaneceu no cardápio. Quem sabe com a gente pedindo ao seu Abílio, o petisco não volta? #ficadica para os leitores!
Rua Fonseca Hermes 180 – Centro

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também