Tupi inicia Módulo II com derrota para remendado Ipatinga por 2 a 0
Má atuação e erros na primeira etapa marcam largada carijó no Estadual; Galo volta a campo domingo, contra o Baeta
Com erros sobretudo na saída de bola em primeira etapa dominada pelo Ipatinga, que relacionou apenas 14 atletas para o jogo, o Tupi estreou no Módulo II do Campeonato Mineiro com derrota para os donos da casa por 2 a 0 no Ipatingão, na noite desta quarta-feira (27). Vitinho, ex-Galo, e Alan Barros marcaram os gols da partida, todos na etapa inicial.
O Tupi volta a campo no domingo (1º), na estreia em casa, no clássico contra o Tupynambás no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O Baeta empatou com o Boa Esporte nesta quarta, em JF. Já o Tigre visita o Nacional de Muriaé na segunda-feira (2), às 20h15.
As escalações
O Tupi, do técnico Ademir Fonseca, foi escalado conforme a Tribuna antecipou, com Matheus Cabral, Gabriel Cassimiro, Adriano Alves (Lucas Abreu), Wellyson e Edwardes Júnior (Daniel Cicarelli); Rafinha Borges, Jeffinho, Hiroshi e Fabrício Marabá (Kassinho); Willy (Emerson) e Muller Fernandes.
Do lado mandante, apenas 14 atletas foram registrados no BID a tempo para a estreia, após o clube quase ter desistido do Módulo II. Um investidor, que teria entrado em acordo com o Ipatinga para arcar com os salários do elenco, conforme a cúpula do Tigre, não cumpriu com o combinado e, de última hora, outros parceiros tiveram que ser obtidos e devem comprar parte da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em processo de estruturação na equipe. Desta forma, a equipe do Vale do Aço, comandada pelo técnico Jorge Castilho, atuou com Tallison; Jean Carlos, Alex, Wellington e Renan; Marquinhos; Manaus, Vitor Ruas (Luquinha), Tchô e Lucas Mineiro; Alan Barros (Leonardo).
Lei do ex e domínio mandante
A partida atrasou cerca de 5 minutos para iniciar por conta de sinalizadores ligados por torcedores do Ipatinga. E o Ipatinga precisou de apenas 5 minutos também para abrir o placar e com nome conhecido pelo carijó. Após perda de bola no campo de defesa por Gabriel Cassimiro, o Ipatinga girou a posse, e o meia-atacante Vitor Ruas, mais conhecido como Vitinho, ex-Tupi, recebeu bola pela esquina da grande área do lado direito, levou para a canhota e emendou chute cruzado no canto esquerdo da meta de Matheus Cabral, que não alcançou a bola, apesar do chute não ter sido com potência elevada: Ipatinga 1 a 0.
Os donos da casa ganharam confiança e, logo em seguida, quase marcaram no mesmo canto em cobrança de falta da intermediária de Renan, defendida, desta vez, pelo arqueiro alvinegro. Mesmo remendado, o Tigre mandava no jogo, enquanto o Galo sequer conseguia finalizar. E o time do Vale do Aço se aproveitou de novo erro visitante, na saída de bola do zagueiro Wellyson, com passe no pé de Vitinho, que abriu na esquerda para Lucas Mineiro cruzar rasteiro na direção de Alan, que da segunda trave ampliou o placar no Ipatingão.
Substituição aos 20
Com o time dominado, Ademir Fonseca fez a primeira troca ainda aos 20 minutos, com a saída do atacante Willy para a entrada do zagueiro Emerson, mais um homem na linha defensiva com o adiantamento dos laterais. O Tupi seguiu sem conseguir trocar passes no campo de ataque, e o Ipatinga ameaçava em cobranças de falta.
A primeira defesa do goleiro do Tigre veio apenas aos 31, em rebatida de cobrança de falta cruzada de Hiroshi. Em seguida, o zagueiro Wellyson testou por cima da meta ao completar cobrança de escanteio. Aos 39, Tchô cobrou falta para Matheus Cabral espalmar. Ademir inverteu os laterais de lado e, agora pela esquerda, Gabriel Cassimiro tentou a última finalização da etapa, mas pegou mal da entrada da área e a bola passou longe do gol.
Gol anulado e queda física
Para a volta das equipes, Ademir promoveu a entrada do meia Daniel Cicarelli na vaga do lateral Edwardes Bocão. Com 4 minutos, Hiroshi testou Tallison em falta da intermediária, e o goleiro não mostrou segurança, mas rebateu a bola. Aos 8, o Galo balançou as redes após falta de Hiroshi na cabeça de Wellyson, mas o árbitro auxiliar marcou impedimento do defensor carijó e anulou o gol.
Kassinho na vaga de Marabá, aos 17, foi a terceira mudança do Galo. Contudo, os juiz-foranos finalizaram apenas aos 30, com peixinho de Muller Fernandes, na primeira bola em que recebeu em toda a partida. Em seguida, após boa jogada do Tupi pela direita, Hiroshi finalizou à esquerda da meta do Tigre. Em queda fisicamente, ainda houve tempo, aos 40, para Lucas quase marcar o terceiro gol em chute cruzado da esquerda, dentro da área, mas a vitória por dois tentos do Ipatinga foi mantida.