Como me disse a Nathalia, filha do Totonho, se é botequim não pode faltar chouriço! Ainda que alguns torçam o nariz para esse embutido de sangue, permeado de toucinho e carregado no tempero, incluída aí uma boa quantidade de pimenta, o botequeiro raiz gosta muito do petisco, de aparência realmente pouco convincente, mas de sabor inigualável. Nos butecos de JF há versões tradicionais e até novas versões curiosas com o ingrediente, que agora indico aos leitores da coluna.
Bar do Abílio
Talvez o mais famoso, a porção é preparada na frente do cliente e ganha uma quantidade generosa de cebola e pimenta biquinho na finalização. Sempre sequinho mas ainda assim suculento, é a receita mais antiga de que me lembro de comer em Juiz de Fora e uma das minhas preferidas.
Bar do Totonho
As três unidades do Bar do Totonho dispõem do petisco, que, além da cebola, ganha a companhia de um limãozinho para dar aquele temperinho final na hora de petiscar com uma boa cachaça, que, como todos sabem, é cortesia da casa.
Bar du Marcelu
Normalmente o chouriço do Bar du Marcelu fica se exibindo na bela estufa do bar – já pré-cozido – e, quando é solicitado pelo cliente, vai para a cozinha para a finalização, voltando à mesa acompanhado de cebola e tomate, quentinho e pronto para ser degustado.
Petisqueira
Exclusivamente às sextas-feiras, quando recebe de seu fornecedor o chouriço fresquinho, a Walquíria prepara porções saborosas deste petisco que não poderia faltar no cardápio do bar com o nome mais sugestivo de Juiz de Fora na hora que pensamos num bom tira-gosto!
Pão Moiado
Quer uma alternativa ao petisco negro e acebolado no prato, para uma boa foto e uma experiência saborosa? Coma a “Trufa mineira”, onde o chouriço é o recheio de um bolinho crocante preparado lá no botequim Pão Moiado.
Bônus: Pennas Bar, em São João del-Rei
Passeando pelas terras de São João del-Rei? Então além de dar um passeio de Maria Fumaça visite também o Pennas Bar e experimente o mais famoso chouriço com angu das Geraes, campeão de concurso gastronômico e que também deveria ser atração turística daquela bela cidade. Na verdade, já é!