JF atinge 70% de vacinados e avança de fase na retomada das atividades
Nessa fase do plano, a maioria dos estabelecimentos poderá aumentar a capacidade de público presente para 80%; mudanças já estão em vigor
O Município de Juiz de Fora ultrapassou a marca de 70% da população completamente vacinada contra a Covid-19. A informação foi divulgada pela Prefeitura, na tarde desta terça-feira (9). O número é relativo à população total apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo de 2010. Por meio de suas redes sociais, a Prefeitura parabenizou as equipes que fazem parte da campanha pelo trabalho. Com esse percentual, a cidade está habilitada para a segunda das três fases do Plano JF Viva- Cidade em Movimento, que prevê a retomada total das atividades sociais e econômicas. As mudanças já estão em vigor.
De acordo com o regulamento do JF Viva, o distanciamento social passa a ser de um metro e há a permissão para a realização de todas as modalidades de eventos, mediante a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal.
Nessa fase do plano, a maioria dos estabelecimentos, como lojas, galerias comerciais, cinemas, teatros, clubes, bares, restaurantes e cursos, entre outros, poderá aumentar a capacidade de público presente para 80%. Em alguns casos, a capacidade é um pouco menor (70%), como é o caso de eventos sociais: casamentos, noivados, happy hour, churrasco e formatura; eventos corporativos e educacionais: conferência, reunião, encontros de networking, treinamentos, simpósios, palestras, seminários, cursos, workshops, congressos, mesas redondas e similares; e eventos culturais e esportivos. Em todos esses espaços, permanece a condição de apresentação do comprovante de esquema vacinal completo.
Para hotéis e hospedagens, a capacidade é de 90%. O horário de funcionamento de bares e restaurantes permanece das 8h à 1h, diariamente.
Os protocolos gerais mantêm o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou solução de álcool em gel; evitar tocar olhos, nariz e boca; ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou braço, evitando contato direto com as mãos; evitar abraços, beijos e apertos de mãos; e não partilhar objetos de uso pessoal;
Os estabelecimentos e os organizadores de eventos permanecem responsáveis pela organização das filas, inclusive do lado de fora, o controle do acesso para manter a limitação de capacidade e a disponibilização de álcool 70% em locais visíveis e acessíveis. Também é preciso garantir a higienização do local e dos materiais de uso comum, limitando a utilização de bebedouros somente para a coleta de água em recipientes de uso individual.
Nessa etapa, ainda está previsto que os elevadores devem operar com dois terços da capacidade. Os espaços que servem alimentação devem ser cobertos com armação de acrílico ou material equivalente, permitindo que o cliente se sirva sem manuseio do equipamento, reduzindo, mesmo com máscara, as possibilidades de que se respire sobre os alimentos.
As deliberações não incluem escolas e instituições de ensino da cidade, que possuem regramentos à parte.
‘Vacinação em dia’ para eventos ao ar livre
Em nota técnica, que também foi publicada nesta terça-feira, a Prefeitura altera a exigência de comprovação de esquema vacinal para eventos ao ar livre. Assim, exclusivamente para esta modalidade, será exigida “vacinação em dia” (pessoas cujo prazo para a segunda dose ainda não foi atingido). Fica mantida a obrigatoriedade de esquema vacinal completo para eventos em locais fechados e eventos híbridos.
O documento também reforça que estabelecimentos que possuem dois CNAEs (bar e casa de show) deverão operar como bares dentro do horário permitido, até 1h. Após esse horário, operando como casa noturna, apenas clientes com “vacinação completa” poderão permanecer no local.
Assim, clientes com vacinação completa deverão receber pulseiras que permitirão a sua permanência após 1h. Ainda de acordo com a nota técnica, às sextas e aos sábados, fica permitida a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes até 1h.
Mais de 850 mil doses de vacinas
O Município aplicou mais de 855 mil doses de vacinas contra a Covid-19. No total, 444 mil pessoas receberam, ao menos, uma dose e mais de 356 mil, duas doses ou dose única. A Prefeitura ainda pontuou que se aproxima do número de 50 mil pessoas com a dose de reforço, que, no momento, é destinada aos idosos a partir de 60 anos, aos trabalhadores da saúde e aos imunossuprimidos.
Considerando a população medida pelo Censo de 2010, quase 518 mil habitantes, o percentual de vacinados chega a 70%. Considerando a atualização da população estimada pelo IBGE em agosto deste ano, mais de 577 mil pessoas, o percentual atingiria cerca de 62% da população. Pensando no número de pessoas aptas a receber as doses, que somam 471 mil indivíduos com 12 anos ou mais, segundo a Secretaria de Saúde, o percentual alcançaria 75% da população, aproximadamente.
Tópicos: coronavírus / vacina