Conheça os ganhadores do JF Sabor 2021
Organização divulgou vencedores nas categorias prato principal, petisco, sanduíche, massa e sobremesa
Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (9) na Costelaria do Zé, foram divulgados os vencedores da edição 2021 do JF Sabor. Em primeiro lugar, na categoria pratos principais, ficou o Frango Assado du Francisco com Surpresinha mineira. Já na categoria lanches/sanduíches, o grande vencedor foi A Tal da Esfiha, com o prato Grego. Pepper Pizza e Chopp foi quem ganhou na categoria pizzas/massas, com Soneto de Minas. Na de petiscos, Quitutes da Beth com Ourinhos de Minas. Por fim, nas sobremesas, Bolos da Zana com o doce Princesa de Minas.
O resultado teve como base as notas conferidas pelo júri técnico formado pelos chefs e professores Thiago Caiafa, João Simoncini e Yury Feliciano, com peso 3 na avaliação final. Personalidades da cidade também foram convidadas a dar notas aos pratos, com peso 1. O público, que pôde votar pelo site do festival, teve peso 2. A avaliação dos 41 pratos da competição levou em conta a apresentação, criatividade, adequação ao tema e harmonia dos ingredientes.
Nomes já consagrados foram premiados, mas, também, pequenos negócios que começam a ganhar destaque com chancela do gosto dos jurados. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel), Francele Galil, a isonomia da avaliação foi importante para garantir a transparência e para que diferentes estabelecimentos levassem o prêmio, sem importar o nome que carregam. Para garantir isso, o JF Sabor contou com o curso de gastronomia da UniAcademia para a coordenação e a logística do evento, que durou 45 dias.
JF Sabor em números
Neste ano, o tema do JF Sabor foi “Mineiridades”. No total, 43 estabelecimentos participaram e criaram 56 receitas, 41 delas competitivas. A Abrasel estimou que mais de 15 mil pratos foram comercializados, circulando cerca de R$ 719 mil para o setor durante os dias do evento. Além disso, 76,3% dos estabelecimentos participantes registraram aumento do faturamento em até 20%, e 35,52% das casas fizeram pelo menos uma contratação de pessoal para suprir o aumento da demanda.
Recuperação econômica
Para Francele, esses números representam que o setor gastronômico consegue se desenvolver quando ações são organizadas. “Festivais gastronômicos são importantes para movimentar a cadeia produtiva do setor gastronômico e toda a equipe que envolve a realização do evento. Temos que lembrar que, pela curiosidade em degustar pratos, pessoas de outras cidades vêm a Juiz de Fora, e isso é turismo gastronômico que movimenta a cidade como um todo.” Além de Juiz de Fora, Ibitipoca também teve estabelecimentos participantes.
A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e de Lima Duarte, Elenice Delgado, estiveram presentes na cerimônia de encerramento, além de representantes de entidades do setor econômico e vereadores. Margarida, na ocasião, pontuou que Juiz de Fora é uma cidade com diversidade gastronômica e “precisa ser valorizada, principalmente em um ano difícil e em que o setor sofreu fortes dificuldades”. “Esse resultado é uma grande demonstração de força e confiança na capacidade da cidade”, afirmou Margarida.
O JF Sabor, desde o dia 19 de outubro, passou a integrar o calendário oficial de eventos de Juiz de Fora. Ele é considerado o segundo festival gastronômico mais antigo de Minas Gerais e, no ano que vem, completará 20 anos. Para a edição de 2022, a presidente da Abrasel garante uma realização especial.
Vencedores do JF Sabor
Prato principal
1º lugar
Surpresinha mineira – Frango Assado du Francisco
2º lugar
Frango solto no terreiro – Travessa
3º lugar
Villa mineira – Espetinho da Villa
Petiscos
1º lugar
Ourinhos de Minas – Quitutes da Beth
2º lugar
Torresmo ajoelhado – Bar do Passarinho
3º lugar
Mineirinho uai – Bar do Totonho
Lanches/Sanduíches
1º lugar
Grego – A tal da Esfiha
2º lugar
La piadina romagnola, ops, mineiroca – Sublime
3º lugar
Frango com quiabo – Sanduba do Totonho
Pizza
1º lugar
Soneto de Minas – Pepper Pizza e Choop
2º lugar
Italiana uai, mas bem mineirinha – Sublime
3º lugar
Mineirim – Mr Tuga’s
Sobremesa
1º lugar
Princesa de Minas – Bolos da Zana
2º lugar
Dupla imbatível – Bistrô 4 Estações
3º lugar
Amor proibido – Salvaterra