Prefeitura anuncia vacinação de adolescentes com até 12 anos nesta semana
Com o avanço do calendário de imunização, cidade vai alcançar todo o público imunizável com a primeira dose de vacina contra a Covid-19 até esta sexta
Todos os adolescentes de Juiz de Fora poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até a próxima sexta-feira (24). Nesta quarta (22), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou que antecipou o calendário de vacinação do município e informou que a primeira dose será disponibilizada a jovens de 14 e 15 anos já nesta quinta-feira (23), e a adolescentes de 13 e 12 anos nesta sexta. A alteração fará com que a cidade alcance todo o público vacinável com a primeira dose ainda nesta semana, uma vez que ainda não há liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a imunização de crianças no país.
Nesta quinta-feira, a vacinação ocorre no Sport Club JF, das 8h às 16h; no Sesc Juiz de Fora, das 14h às 20h; e nas UBSs dos bairros de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
Na sexta, os jovens podem buscar a vacinação no Sport, das 8h às 16h; no Sesc, das 14h às 20h; e nas dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A Prefeitura ainda garante que as pessoas que perderem a data inicial da vacinação poderão ser imunizadas nas semanas seguintes. Sendo assim, a partir do sábado (25), a aplicação de primeira dose de imunizante contra a Covid-19 passa a atender a todas as pessoas com 12 anos ou mais na cidade.
Documentação necessária
Para se vacinar, o adolescente deve apresentar originais e cópias do documento de identidade (RG) ou da certidão de nascimento – caso não tenha o documento de identidade -, além do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja no nome de quem deseja ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e a declaração de residência, disponível no site da PJF. Não é obrigatória a presença de um responsável para a vacinação dos adolescentes.
Movimentação tranquila nesta quarta
A Tribuna esteve no Sport Club, local que recebe todos os diferentes grupos da vacinação, e verificou que a movimentação era tranquila na manhã desta quarta-feira. Por volta das 10h era possível notar a presença significativa de adolescentes na fila, como o jovem Rafael Bertolini, de 16 anos. Após cerca de uma hora de espera, ele conseguiu tomar a primeira dose do imunizante da Pfizer. “Alguns amigos me avisaram que (a vacinação) era hoje, e eu resolvi vir logo cedo”, relatou Rafael, já após ter se vacinado, enquanto esperava um amigo tomar a dose.
A espera no Sport, além dos adolescentes, congregava também pessoas interessadas em tomar a segunda dose. Enquanto uma fila menor direcionava apenas quem tomaria a segunda dose de AstraZeneca, quem tinha a segunda dose de Pfizer agendada para esta quarta precisou encarar uma espera maior. Foi o caso da Maria Cristina de Oliveira, que aproveitou alguns minutos de folga no trabalho para tentar completar a imunização. À Tribuna, ela argumentou que é necessário abrir mais postos de vacinação na região central. “Algumas pessoas não estão tomando (a vacina) por falta de tempo. Eu quase desisti de tomar a segunda dose por isso”, relatou.
Quem foi contemplado
Com a antecipação das segundas doses de Pfizer, reduzindo de 12 para oito semanas o espaço entre as aplicações, nesta quarta se vacina quem recebeu a primeira dose da Pfizer até o dia 20 de julho. Já a dose complementar de AstraZeneca é disponibilizada para as pessoas que deveriam tê-la recebido até o dia 12 de setembro, no Sport, no Sesc e nas dez UBSs. A dose complementar de Coronavac, por sua vez, é disponibilizada no Sesc e nas UBSs com base na data prevista no cartão de vacinação.
Ainda há a aplicação de doses de reforço para idosos de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose de vacina contra a Covid-19 há pelo menos seis meses. Este público é atendido em dez UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h, e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), também das 8h às 11h e das 13h às 16h. A partir desta semana, os imunossuprimidos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias também podem receber o reforço, com aplicação no Sesc, das 14h às 20h.
Tópicos: coronavírus / vacina