As linguiças e cortes suínos da Linguiçaria Soberana estão, como o próprio nome sugere, num nível superior, agradando em cheio à turma que gosta de um bom churrasco e também aos chefs e cozinheiros que usam os produtos da marca em restaurantes e em suas casas. Isso porque trata-se de uma produção artesanal feita com cuidado e tendo os proprietários à frente de todo o processo, o que eu considero um grande diferencial. Aliado ao fato de tudo acontecer num ambiente familiar, eles trazem ainda toda a experiência de anos de produção: suas receitas e temperos vêm sendo transmitidos de geração em geração.
A história da marca começa em 2016, quando os irmãos Rômulo e Ramon Magalhães Fernandes começaram a produção de linguiças, mas muito antes disso já se preparava a carne de porco por lá, fruto de uma tradição familiar compartilhada pela sua avó. Dona Josefina era uma grande incentivadora e foi quem lhes mostrou, desde pequenos, o tradicional processo de engorda e abate dos “capados”, como são chamados os porcos previamente castrados e criados na roça para consumo doméstico. Não há nenhuma perda nesse antigo processo: todo suíno é aproveitado em cortes que são, num único dia de produção, preparados e acondicionados para consumo posterior, sendo conservados na própria gordura – a saborosa carne de lata – ou em linguiças, que ficavam a curar sobre os fornos a lenha.
Hoje em dia a criação dos animais não é mais feita pela família, sendo o suíno adquirido diretamente de produtores certificados, mas o processo de corte, desossa, fracionamento, tempero, defumação, embalagem e distribuição é todo feito por eles. A marca ficou conhecida em nossa cidade com a participação em eventos como o “Cerveja sobre Rodas”, em que atuaram como expositores, chamando a atenção de todos pela qualidade dos produtos. Nos últimos tempos, com o setor de eventos parado, o caminho seguido foi o de oferecer os produtos embalados em empórios e mercados da cidade, e posteriormente também em diversos bares e restaurantes, onde diariamente consumimos os artigos da Soberana em porções e refeições. Um outro grande mercado surgiu com a venda das linguiças no estado do Rio de Janeiro, onde tiveram grande aceitação e viram suas vendas crescerem exponencialmente, dada a predileção do povo carioca pelas linguiças produzidas em terras mineiras.
Em meio a isso, encontraram também a possibilidade da venda nas feiras de agricultura familiar que acontecem em Juiz de Fora, aonde seus clientes fiéis não abrem mão de comparecer para comprar os vários produtos da marca. Para vocês terem ideia da diversidade de linguiças e cortes suínos da Soberana, eu vou compartilhar logo abaixo uma lista para que vocês possam conhecer melhor a marca e já irem pensando em como preparar tanta coisa boa em suas próprias receitas familiares. Para os que quiserem experimentar os produtos nos butecos de JF, nas próximas colunas vou mostrar aqui nesse espaço diversos endereços e pratos para que vocês possam experimentar tudo que a marca produz, adicionado a um toque de nossos chefs e cozinheiros locais. E ampliando cada vez mais sua linha de produtos e parcerias seguem os irmãos Magalhães Fernandes, levando a tradição e temperos da saudosa avó Josefina adiante, contando essa história sempre com brilho nos olhos e, principalmente, com muito sabor. Obrigado por isso!
PRODUTOS SOBERANA
Cortes suínos
Torresmo de barriga temperado
Lombo temperado
Costelinha temperada
Pernil
Defumados
Bacon cubo
Bacon fatiado
Bacon inteiro peça
Joelho
Costelinha
Lombo
Pernil
Kit feijoada
Linguiças suínas finas ou grossas
Linguiça tradicional
Linguiça sabor alho
Linguiça sabor alho-poró
Linguiça sabor azeitona
Linguiça sabor bacalhau
Linguiça sabor bacon
Linguiça sabor carne seca
Linguiça sabor ervas finas
Linguiça sabor jiló
Linguiça sabor palmito
Linguiça sabor pimenta
Linguiça sabor pimenta-biquinho
Linguiça sabor pizza
Linguiça sabor queijo
Linguiça sabor queijo e azeitona
Linguiça sabor vinagrete
Linguiças de frango
Frango pura
Frango com azeitona
Frango com bacon
Frango com queijo
Feira da Agricultura Familiar
Terça-feira, das 7h ao meio-dia, no Calçadão da Rua São João
Quinta-feira, das 7h ao meio-dia, no Parque Halfed