Rede de Ensino Conexão investe em salas temáticas
PUBLIEDITORIAL
Rede de Ensino Conexão aposta em inovações para garantir aprendizado e fixação dos conteúdos
O compromisso com a aprendizagem de todos os alunos é característica fundamental de uma boa escola. E os espaços também podem servir como mais um estímulo para aguçar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento. Por isso, a sala de aula deixa de ser concebida como um enfileiramento de carteiras em que o aluno é o agente passivo do processo educacional e se transforma em locais experimentais onde os estudantes se movimentam e aprendem fazendo.
Em Juiz de Fora, a Rede de Ensino Conexão, alinhada aos novos modelos de ensino e às novas configurações que respondam melhor ao perfil dos alunos, conta com salas temáticas que permitem a troca de experiências. A organização rompe com a mesmice e permite aprimorar conhecimentos, em um local totalmente preparado para a aprendizagem e imersão nos conteúdos acadêmicos. Dessa forma, nas unidades Centro e São Mateus da Rede, cada professor tem seu espaço próprio onde utiliza imagens interativas em 360° e lousa digital. Isso permite trabalhar com laboratórios de experimentação e práticas pedagógicas mais ativas. Isso é possível também devido à parceria com o Sistema Anglo de Ensino, que será abordado em outra reportagem da série.
Essa interação, combinada ao ensino híbrido, transforma o Conexão em um espaço acolhedor, vivo, instigante, que faz sentido para os estudantes e os prepara para enfrentar os desafios futuros desde o ensino infantil ao médio. “O aluno é quem vai até ao professor, o que faz com que ele saia da sua zona de conforto. Permite ainda que o professor prepare encontros mais dinâmicos alinhados a novas descobertas. Pesquisas apontam que a atenção de estudantes de ensino médio, por exemplo, é de seis a dez minutos. As salas temáticas são, neste contexto, uma ferramenta para que eles permaneçam interessados por mais tempo”, detalha Emerson da Cunha Vianna, diretor administrativo da Rede de Ensino Conexão.
Estando presencial ou em casa, o aluno desenvolve uma linha de raciocínio enquanto acompanha a aula. A lousa digital permite observar o conteúdo demonstrado nas paredes, uma ferramenta moderna que substitui o antigo quadro. “Com ela, mesmo estando em casa, é possível interagir com o professor em sala para resolver exercícios. O aluno on-line, usando apenas seu celular, tablet ou notebook, pode dar respostas e fazer suas anotações diretamente na lousa”, ressalta.
Ensino híbrido minimiza impactos
As tecnologias da sala temática, aliadas ao ensino híbrido, podem intensificar o aprendizado e minimizar as perdas de 2020, provocadas pela pandemia. O aluno da Rede de Ensino Conexão tem a sua disposição, de acordo com o seu horário escolar, uma grande oferta de aulas priorizando todos os conteúdos. Outra vantagem da instituição, que planeja mesclar o ensino remoto ao presencial em 2021, é a facilidade que um aluno tem de recuperar o conteúdo, caso deixe de ir à aula em virtude de algum problema de saúde, por exemplo. Pela conexão entre a lousa e o dispositivo, ele pode assistir às aulas e resgatar as matérias.
“Existem investimentos altíssimos para entregar a melhor maneira de aprender. Nós estamos trazendo, a partir do 6º ano do ensino fundamental, o empréstimo do Chromebook, um computador com recursos avançados. Contamos com internet banda larga, microfone, caixas de som, câmeras e toda a estrutura necessária para evitar qualquer lacuna de ensino. Entre as vantagens do sistema, tem a garantia do conteúdo ministrado 100% , outro grande diferencial da nossa escola para o próximo ano”, frisa o diretor administrativo.
Mediação entre aluno e professor
Outro ponto muito importante no sistema híbrido é a atuação do mediador. É justamente na prática que surgem as dúvidas e o aprendizado é fixado. Nesse momento, o mediador está lá para ajudar a sedimentar tudo isso com os alunos. “Em todas as aulas, haverá uma pessoa responsável pela intervenção, quando o aluno de casa fizer uma pergunta ou for questionado pelo professor.”
Tendo em vista que a Rede possui quatro unidades e dezenas de salas de aula, há demanda de muitos mediadores. Para isso, a instituição busca estudantes de curso superior para atuarem como estagiários em informática e em qualquer segmento da educação. Sua função será assessorar o professor e os alunos. Seu ganho maior será aprender o ensino híbrido para utilizá-lo quando entrar no mercado de trabalho, cuja inovação veio para ficar.
Interessados nesta oportunidade podem procurar a Rede de Ensino Conexão para se inscrever e participar do processo seletivo.
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