Forum da Cultura exibe mostra virtual ‘Mitologia Yorùbá’

Exposição pode ser conferida nas redes sociais e integra as comemorações do Mês da Consciência Negra


Por Tribuna

05/11/2020 às 15h55

Imenjá Autor. Beto Material. Metal Salvador BA Acervo do Museu de Cultura Popular scaled e1604510639854
Até o próximo dia 30, Forum da Cultura fará postagens nas redes sociais sobre a mitologia Yorùbá (Foto: Divulgação)

O Forum da Cultura iniciou na última terça-feira (3) a mostra virtual “Mitologia Yorùbá”, que integra a programação do mês da Consciência Negra. A exposição é uma forma de colaborar para a reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro, segundo a instituição, servindo ainda para lembrar a importância de valorizar toda a riqueza cultural, os costumes e as tradições trazidos pelos ancestrais africanos ao Brasil.

A mostra prossegue até o próximo dia 30, com postagens às segundas, quartas e sextas-feiras, ao meio-dia, nos perfis do Forum da Cultura no Instagram (@forumdaculturaufjf) e Facebook. As peças exibidas fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF e são originárias de Juiz de Fora e dos estados de Pernambuco e da Bahia.

Compostas de materiais variados, como a cerâmica policromada, o metal e o gesso pintado, elas representam divindades africanas que serviram de inspiração ao conjunto de crenças que deu origem ao Candomblé, revisitando a mitologia Yorùbá, que é baseada na vida em harmonia e em comunidade, sem separação entre homens e animais, que até mesmo agem como humanos. O ser supremo dessa mitologia é Olorum, governante do Orun (equivalente ao céu), e Olokun é a mãe e guardiã das memórias ancestrais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.