Pacientes com câncer têm que redobrar cuidados contra coronavírus
Médica oncologista orienta que é necessário melhorar a imunidade para evitar contrair a doença
Pacientes em tratamento contra o câncer precisam redobrar os cuidados para não contrair a Covid-19. Conforme a médica oncologista clínica Tatyene Nehrer, diretora técnica da Solus Oncologia, essas pessoas pertencem ao grupo de risco para maior gravidade da infecção pelo coronavírus.
“Estes pacientes possuem, frequentemente, uma diminuição da imunidade por conta da própria doença, do estado debilitado, do efeito imunossupressor de alguns tratamentos, como a radioterapia, a quimioterapia, o uso de corticoide e a transfusão de sangue, ou ainda, devido ao pós operatório”, afirma a médica.
Segundo ela, para melhorar a imunidade, a dica é uma alimentação saudável. “A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) não recomenda uso indiscriminado de vitaminas C e D, e outras modalidades não comprovadas.”
Tatyene reforça a orientação da SBOC de que os tratamentos oncológicos não devem ser interrompidos, incluindo as sessões de quimioterapia. Em caso de sintomas de gripe ou outras alterações, o médico deverá ser consultado para orientação específica. “Os pacientes com coronavírus devem comunicar ao oncologista e ao radioterapeuta, seguir as orientações gerais para controle dos sintomas, manter o isolamento por período de 14 dias e estar atento aos sinais de alarme como febre alta persistente e falta de ar que indicam a provável necessidade de internação hospitalar. O tratamento oncológico é suspenso temporariamente nessa situação.”
A médica oncologista orienta ainda que, nesse momento, o afastamento social constitui a principal medida preventiva. “Sair de casa apenas quando for indispensável, e só utilizar transporte público em último caso. Deve-se manter um maior rigor com a higiene pessoal e afastar-se de pessoas com sinais de gripe, além de cuidar da saúde mental para que o momento atual não cause depressão ou ansiedade.”
LEIA MAIS:
Tópicos: coronavírus