Parque do Ibitipoca inaugura cadeiras para pessoa com deficiência

Iniciativa foi testada por três frequentadores da unidade na manhã desta terça-feira


Por Marcos Araújo

21/01/2020 às 19h38- Atualizada 21/01/2020 às 20h17

Já é possível para as pessoas com deficiência motora gozar das belezas naturais do Circuito Janela do Céu, do Roteiro das Águas e do Pico do Pião no Parque Estadual de Ibitipoca. Nesta terça-feira (21), foi inaugurado o uso de duas cadeiras de rodas adaptadas na unidade, localizada em Lima Duarte, no distrito de Conceição de Ibitipoca, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora.

ibitipoca foto divulgação
Tauana, de 12 anos, foi uma das primeiras a experimentar a novidade: “realização de um sonho” (Foto: Divulgação/Parque Estadual de Ibitipoca)

Conhecidas como juliettis, os equipamentos foram apresentados aos frequentadores da unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o objetivo de proporcionar para as pessoas com dificuldade de locomoção a chegada em pontos mais altos e de difícil acesso da área verde.

O Ibitipoca, um dos principais parques de Minas, é a primeira unidade de conservação gerenciada pelo IEF a disponibilizar as cadeiras adaptadas, adquiridas com apoio de parceiros locais. No lançamento dos equipamentos, três pessoas com deficiência de locomoção, que frequentam o parque assiduamente, fizeram a inauguração das cadeiras: Tauana Silva, Simara Silva e Lucas Santos.

cadeira ibitipoca
Simara também experimentou os novos equipamentos na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação/Parque Estadual de Ibitipoca)

A menina Tauana Silva, de 12 anos, moradora do distrito, foi uma das primeiras a experimentar a novidade do parque. A mãe dela, Maria Francisca, que acompanhou toda a visita, contou que a experiência foi a realização de um sonho da adolescente. “Ela já conhecia outros lugares no parque e, há muito tempo, queria conhecer a Janela do Céu, só que isso não era possível até então. Com a chegada das cadeiras, esse sonho foi realizado”, contou a mãe.

LEIA MAIS: Pesquisadores testam cadeira de rodas adaptada para trilhas em Ibitipoca

De acordo com Maria Francisca Silva, o passeio na cadeira adaptada começou às 9h, e todo o trajeto até a Janela do Céu levou cerca de seis horas. “O dia estava fresco e lindo. Além disso, toda a equipe do parque nos acompanhou e foi muito atenciosa”, destacou a visitante, lembrando que, quando Tauana chegou ao atrativo turístico e deslumbrou a paisagem pela primeira vez, foi um momento mágico para mãe e filha. “Foi uma felicidade estar ali junto com ela e poder concretizar esse sonho, que era algo que ela queria muito.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Com a palavra, Lucas Santos!! ??❤️❤️

Uma publicação compartilhada por Parque Estadual do Ibitipoca (@peibitipoca) em

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.