JF Sabor 2019: Veja receita do campeão lombo na lata
Estreando no concurso, Bistrô Quatro Estações levou o primeiro lugar na categoria prato principal, com seu lombo na lata ao molho de laranja, e também foi premiado nas categorias petisco (2º lugar) e sobremesa (3º lugar)
Num momento em que a carne bovina está com o preço nas alturas, é bem representativo que um prato suíno seja o grande vencedor do JF Sabor 2019. Na categoria prato principal, o lombo na lata ao molho de laranja do Bistrô Quatro Estações levou o júri e o público a entrarem em contato com a “Cozinha afetiva”, tema deste ano do festival gastronômico e que permeia, de fato, a receita vencedora, que você confere, em seu passo a passo, nesta edição. “O prato foi inspirado nos encontros na casa da minha tia-avó, onde nos reuníamos em volta de uma mesa grande e conversávamos o dia todo. Este lombo era feito no fogão a lenha com muito carinho e dedicação pela minha tia-avó”, diz Bruno Mendonça, chef que criou a iguaria. “E o nome é ‘lombo de lata’ pois aquele lombo era conservado na gordura de porco”, completa ele. “Foi nossa primeira participação, e estamos muito felizes por sermos reconhecidos pelo nosso trabalho”, arremata o proprietário do bistrô, Luiz Carlos Fernandes.
Na mesma categoria, o segundo lugar ficou com o Salvaterra e seu “Filé bão da peste”, com medalhas de mignon e batatas chips, regados com cebolas douradas, alho, champignon e creme de leite fresco. O terceiro lugar foi para o Derrete Queijo & Co., com sua Fraldinha com legumes cozidos, grelhados e temperados com chimichurri argentino e servidos com a tradicional raspada de queijo Raclette da casa.
Entre as sobremesas, o primeiro lugar ficou com a sorveteria Bom Clima e sua “Sobremesa deliciosa”, de nome sugestivo e que remete ao tradicional pavê. Em segundo, ficou o Sublime, com o “Quartetto di Felicità”, um menu degustação de sobremesas com tiramissu, panna cota, arroz doce e goiabada mineira cremosa entremeada com camadas do gelato de queijo. A terceira posição ficou para o Bistrô Quatro Estações, com o Trio Ternura, sorvete artesanal “Romeu e Julieta” com migas de goiabada cascão e calda de doce de leite com raspas de limão. Nas massas e pizzas, quem levou a melhor foi a Sapore, com o calzone da mama, recheado de mozarela especial, generosas fatias de presunto e molho de tomate pomarola coberto com ervas e queijo gratinado. Em segundo, a pizza Geraes, do Tannat, com molho artesanal da casa, queijo minas, grana padano, crocante de couve e geleia de abacaxi com pimenta. A terceira colocação foi para o Sublime, com a “Pasta da Mamma”, sorrentino artesanal recheado com queijo canastra e banana-da-terra, coberto com molho branco e finalizado com farofinha de castanha e limão siciliano.
Emplacando mais uma categoria, o Sublime foi o grande premiado com o criativo “Pesque o sabor do momento”, em que batata frita, batata rústica, filé mignon, filé de frango e camarão empanado podiam ser “pescados” e mergulhados no pão italiano recheado com fonduta de três queijos. Em segundo, ficou o Quatro Estações, com um surpreendente bolinho de arroz com linguiça defumada, bacon e parmesão acompanhado de molho agridoce de barbecue e goiabada. O bronze foi para o Na Brasa e sua coxinha de costela. Entre os drinques, o Álamo levou a melhor com o drinque No Fear, à base de limão siciliano; seguido pelo Derrete Queijo & Co., com o inusitado Letty (variação do Moscow Mule, feito com caipirinha de limão, chope pilsen artesanal e espuma de gengibre); por fim, o terceiro lugar ficou para o Na Brasa, com “Menina Veneno”, que leva morango, cachaça e um toque de pimenta dedo-de-moça. Nos lanches, o Álamo venceu com um hambúrguer com gorgonzola empanado e geleia de pimenta, e o Sublime ficou em segundo, com o robusto Porkim Sublime, sanduíche de pernil suíno e bacon, preparado com maionese caseira especial, queijo canastra empanado, bacon fatiado, requeijão cremoso e cebola palha.
Novidade
Neste ano, houve uma inovação, a categoria “Público Digital”, que premiou os estabelecimentos mais curtidos por meio do Instagram da Abrasel. Entre eles, o primeiro lugar ficou com o Na Brasa, o segundo com o Pró-Copão e o terceiro com o Caneca Zero Grau. Essa categoria foi muito inovadora, pela primeira vez o público teve uma categoria só sua, e o resultado foi muito interessante, pois tivemos duas casas novas e o Pró-Copão, de 90 anos, então vemos que se manter relevante e se reinventar é algo possível tanto para estabelecimentos novos quanto para os tradicionais”, avalia a presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, que comemora a movimentação do concurso. “Nossa estimativa é de que o JF Sabor tenha tido um impacto positivo de 20% na economia da cidade.” O concurso teve mais de 50 dias de realização e mobilizou 35 estabelecimentos. Um júri técnico se reuniu nos dias 18 e 21 de novembro para definir os vencedores e o resultado foi divulgado na última terça (10). Os premiados levaram o tradicional troféu do JF Sabor e o campeão da categoria de drinques ganhou, como um oferecimento da Cachaça Dom Bré, um fim de semana na charmosa Tiradentes.