Jovens de projeto social participam de torneio com o Fluminense em Xerém
Meninos e meninas sub-11 e sub-16 da ONG Onda Solidária, de Santana do Deserto, vivenciarão experiência no futebol 7 neste domingo
Vinte e quatro jovens do projeto social Onda Solidária, de Santana do Deserto (MG), participam neste domingo (10) do Torneio Solidário no centro de treinamento (CT) do Fluminense, em Xerém, no Rio de Janeiro (RJ). Os atletas da ONG irão compor uma equipe feminina sub-17 e dois times masculinos nas categorias sub-11 e sub-16. Entre os participantes do evento de futebol 7, estarão atletas do projeto Guerreirinhos, da base do Tricolor da Laranjeiras, e de outras instituições do Rio de Janeiro.
Sediada na Vila dos Sonhos, em Santana do Deserto e no Rio, a Onda Solidária atende aproximadamente 300 crianças e adolescentes por meio da prática de esportes, com as modalidades de futebol, xadrez e jiu-jitsu no-gi (sem quimono) no projeto Onda Esportiva Minas.
Um dos responsáveis pelas ações, o treinador e professor Linus Pauling reiterou a força da equipe feminina formada. “As meninas estão invictas após diversos amistosos neste ano pela região, em locais como Juiz de Fora e Paraíba do Sul (RJ). Temos boas chances de ir bem nas três categorias”, destaca. Ainda segundo o profissional, “as meninas vêm evoluindo tanto no aspecto individual, dos fundamentos, quanto a parte coletiva, enquanto equipe. Elas ficaram ainda mais fortes e unidas depois de cada amistoso vivenciado.”
O treinador lembra, contudo, que o mais importante é a “bagagem de evolução ao longo desse ano, que foi conquistada por elas. Estamos muito felizes com o desenvolvimento da equipe.” Já de acordo com o presidente da ONG, Ricardo Calçado, “esse torneio é muito importante, pois passa os valores de solidariedade, cooperação e do esporte como ferramenta de inclusão social. Somos muito gratos com a nossa parceria com o Fluminense, pois o clube tem feito a diferença com a Onda Solidária em várias áreas e este momento ilustra muito bem essa parceria de sucesso.”
Em julho deste ano, jovens da base do Tricolor foram até Santana do Deserto, visitaram a estrutura do projeto social e ainda trocaram experiências com os alunos atendidos pela ONG, com atividades educacionais e esportivas realizadas, promovendo a interação entre todos os presentes, mineiros e cariocas. Para este ano, o projeto em Minas tem o apoio financeiro do Criança Esperança, o que tem proporcionado a realização das estruturas da Vila Olímpica no Eco Centro Social Vila dos Sonhos.
Tópicos: futebol