Crítica a artigo


Por Elena Korpusenko, gerente de comunicação e marketing da Brasilcap

20/01/2019 às 07h00- Atualizada 20/01/2019 às 08h35

A coluna “Conjuntura e Mercados”, publicada na última terça-feira (15) no jornal Tribuna de Minas, contém impropriedades e uma análise pouco fundamentada a respeito do segmento de capitalização. A começar pelo título e pela frase de abertura da coluna. É de conhecimento geral que títulos de capitalização não são investimentos, mas sim uma alternativa a mais para aqueles que têm dificuldade de guardar dinheiro. Uma opção de incentivo à disciplina financeira, oferecendo ainda sorteios como estímulo à cultura de guardar para realizar.

Inicialmente, o texto informa que “PIC e Ourocap … terminaram 2018 como um dos investimentos mais rentáveis”. A informação é desmentida logo depois: “… não devendo nem mesmo ser considerado como um investimento, pois rende absolutamente nada”. Ora, o próprio artigo se contradiz nesse trecho.

Cabem alguns esclarecimentos necessários. O Brasil é um país carente de poupança interna – e os índices de endividamento da população atingem patamares estratosféricos. O comprador clássico do título de capitalização é aquele que tem pouca sobra no orçamento e não consegue formar reservas sequer para fazer frente a alguma emergência financeira.

Milhões de brasileiros se enquadram nesse perfil e identificam a capitalização como uma solução de baixo custo para a falta de organização das finanças pessoais. Trata-se, portanto, de um instrumento de educação financeira – que nada tem a ver com a tomada de “uma atitude mais racional em relação aos seus investimentos”, como afirma o texto.

No caso da Brasilcap (empresa de capitalização da BB Seguros), as chances de premiação em produtos do novo portfólio Ourocap chegam a um entre cada cinco títulos. Esse é o caso do Ourocap Mensal 60. O portfólio Ourocap conta também com produtos que já retornam bônus de até 5% (além da correção) para quem fica até o final da vigência do título, como mais um estímulo à disciplina. Em última pesquisa feita pela companhia com clientes, 71,5% afirmaram que a capitalização era a única fonte para sanar questões financeiras pessoais, e 90,2% entendiam o título de capitalização como uma forma de guardar dinheiro e concorrer a sorteios.

Desta forma, os produtos da Brasilcap procuram espelhar os anseios reforçados pelos clientes em pesquisas qualitativas e quantitativas. Título de capitalização não é investimento. E tampouco loteria. Como se sabe, caso o apostador não seja contemplado, perde todo o dinheiro aplicado no jogo. Na capitalização, ainda que não seja sorteado, o cliente recebe de volta 100% do que guardou.

Prestamos esses esclarecimentos para trazer informações essenciais a respeito do segmento de capitalização e dos títulos Ourocap.

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