Candidatos Ă PresidĂȘncia se manifestam sobre atentado a Jair Bolsonaro
RepĂșdio Ă violĂȘncia, pedidos de investigação e desejos de recuperação ao candidato do PSL marcam publicaçÔes
Parte dos candidatos a presidĂȘncia divulgou, em suas pĂĄginas oficiais do Twitter, as primeiras manifestaçÔes sobre o atentado ao tambĂ©m candidato Jair Bolsonaro (PSL) na tarde desta quinta-feira (6), em Juiz de Fora.
Ciro Gomes (PDT) sintetizou o ocorrido como uma “barbĂĄrie” e lamentou o uso da violĂȘncia em divergĂȘncias polĂticas.
Acabo de ser informado em Caruaru, Pernambuco, onde estou, que o Deputado Jair Bolsonaro sofreu um ferimento a faca. Repudio a violĂȘncia como linguagem politica, solidarizo-me com meu opositor e exijo que as autoridades identifiquem e punam o ou os responsĂĄveis por esta barbĂĄrie.
â Ciro Gomes (@cirogomes) 6 de setembro de 2018
Guilherme Boulos (PSOL), por sua vez, além de repudiar o fato, pediu maior apuração sobre o ocorrido para o esclarecimento total do ato.
Soube agora do que ocorreu com Bolsonaro em Minas. A violĂȘncia nĂŁo se justifica, nĂŁo pode tomar o lugar do debate polĂtico. Repudiamos toda e qualquer ação de Ăłdio e cobramos investigação sobre o fato.
â Guilherme Boulos 50 (@GuilhermeBoulos) 6 de setembro de 2018
A candidata Marina Silva (Rede) criticou o ato como um “duplo atentado”.
A violĂȘncia contra o candidato Jair Bolsonaro Ă© inadmissĂvel e configura um duplo atentado: contra sua integridade fĂsica e contra a democracia.
â Marina Silva 18 (@MarinaSilva) 6 de setembro de 2018
Neste momento difĂcil que atravessa o nosso paĂs, Ă© preciso zelar com rigor pela defesa da vida humana e pela defesa da vida democrĂĄtica e institucional do nosso paĂs. Este atentado deve ser investigado e punido com todo rigor.
Neste momento difĂcil que atravessa o nosso paĂs, Ă© preciso zelar com rigor pela defesa da vida humana e pela defesa da vida democrĂĄtica e institucional do nosso paĂs. Este atentado deve ser investigado e punido com todo rigor.
â Marina Silva 18 (@MarinaSilva) 6 de setembro de 2018
A sociedade deve refutar energicamente qualquer uso da violĂȘncia como manifestação polĂtica.
â Marina Silva 18 (@MarinaSilva) 6 de setembro de 2018
Henrique Meirelles (MDB) tambĂ©m lamentou o ocorrido e desejou “pronta recuperação” ao polĂtico do PSL.
Desejo pronta recuperação a Jair Bolsonaro. Lamento todo e qualquer tipo de violĂȘncia. O Brasil precisa encontrar o equilĂbrio e o caminho da paz. Temos que ter serenidade para apaziguar a divisĂŁo entre os brasileiros.
â Henrique Meirelles (@meirelles) 6 de setembro de 2018
Geraldo Alckmin (PSDB) solicitou rĂĄpida investigação dos fatos. Â
PolĂtica se faz com diĂĄlogo e convencimento, jamais com Ăłdio. Qualquer ato de violĂȘncia Ă© deplorĂĄvel. Esperamos que a investigação sobre o ataque ao deputado Jair Bolsonaro seja rĂĄpida, e a punição, exemplar.
â Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) 6 de setembro de 2018
Fernando Haddad (PT) também se manifestou, de forma sucinta.
Repudio totalmente qualquer ato de violĂȘncia e desejo pronto restabelecimento a Jair Bolsonaro.
â Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) 6 de setembro de 2018
O representante do Partido Novo, JoĂŁo AmoĂȘdo, seguiu o mesmo tom dos adversĂĄrios e pediu punição ao agressor.
Ă lamentĂĄvel e inaceitĂĄvel o que aconteceu com o Jair Bolsonaro. Independentemente de divergĂȘncias polĂticas, nĂŁo Ă© possĂvel aceitar nenhum ato de violĂȘncia.
Que o agressor sofra as devidas puniçÔes. Meus votos de melhoras para o candidato.â JoĂŁo AmoĂȘdo 30 (@joaoamoedonovo) 6 de setembro de 2018
Ălvaro Dias (Podemos) reiterou que nĂŁo tolera nenhum tipo de violĂȘncia.
Sobre o episĂłdio da facada no candidato Jair Bolsonaro, quero afirmar aqui que repudio todo e qualquer ato de violĂȘncia. Por isso a violĂȘncia nunca deve ser estimulada. Eu nĂŁo estimulo.
â Alvaro Dias (@alvarodias_) 6 de setembro de 2018
O presidente Michel Temer classificou como lamentåvel o esfaqueamento de Jair Bolsonaro e disse também que o episódio demonstra a falta de tolerùncia da sociedade brasileira.
“Isso revela algo que nĂłs devemos nos conscientizar porque Ă© intolerĂĄvel justamente a intolerĂąncia que tem havido na sociedade brasileira. … Ă intolerĂĄvel em um Estado democrĂĄtico de Direito que nĂŁo haja a possibilidade de uma campanha tranquila, uma campanha em que as pessoas vĂŁo e apresentem seus projetos”, afirmou Temer ao participar da cerimĂŽnia de lançamento de edital para açÔes para populaçÔes extrativistas da AmazĂŽnia.
O presidente afirmou que o episĂłdio Ă© “triste para a nossa democracia”. “Mas que sirva de exemplo. O candidato Bolsonaro, se Deus quiser, passarĂĄ bem. Esperamos que nĂŁo haja nada mais grave”, disse.
No inĂcio da noite desta quinta, a candidata Vera LĂșcia (PSTU) tambĂ©m se manifestou em sua pĂĄgina oficial de rede social e, alĂ©m de repudiar o fato, criticou as mensagens de Ăłdio do prĂłprio candidato, Jair Bolsonaro.
Tópicos: eleiçÔes 2018