Médico da Seleção revela lesão de Douglas Costa
Atleta trata lesão muscular na coxa, mas departamento médico assegura tempo hábil para recuperação
Se a recuperação de Neymar era o principal foco no início da entrevista do médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, do preparador físico Fábio Mahseredjian e do fisiologista Luiz Antônio Crescente, nesta quarta (23), na Granja Comary, as atenções foram divididas por uma revelação do departamento médico canário. Lasmar divulgou que o meia-atacante Douglas Costa teve lesão no músculo posterior da coxa diagnosticada após exame de imagem realizado depois da apresentação do jogador nesta semana. Lasmar, que foi responsável pela cirurgia no quinto metatarso do pé direito de Neymar, no início de março deste ano, citou o problema clínico de Douglas Costa após assegurar a evolução nos tratamentos de Neymar e Fagner, lateral que também se recupera de problema no músculo posterior.
“Da parte médica já previamente sabíamos que teríamos duas situações especiais, do Neymar e do Fagner, e tudo vem evoluindo conforme o previsto. Tivemos uma surpresa, que foi o Douglas Costa, que no último jogo do Campeonato Italiano se queixou de uma dor no posterior da coxa. Antes de ser apresentado já sabíamos dessa situação e quando chegou foi feito um exame de imagem que constatou uma pequena lesão muscular na coxa, então dentro disso não esperem ter o Douglas Costa nos próximos dias nessa sequência de trabalho. Está em recuperação na fisioterapia, acompanhado dia a dia, passo a passo, para depois ser liberado. Sua participação no amistoso será avaliada dependendo da resposta do atleta principalmente na semana que vem, mas temos tempo até o início da Copa do Mundo”, explica Lasmar.
Recuperação de Neymar
Ainda sobre a recuperação de Neymar, o preparador físico Fábio Mahseredjian mostrou otimismo ao destacar que o jogador vem evoluindo muito bem, treinando todos os dias. “Apesar de não ter descido nos outros dias, realizou complementos físicos. Vem evoluindo muito bem dia após dia e provavelmente daqui a pouco entra em trabalho com todo o grupo. Como ele vai chegar no dia 17 não sabemos ainda porque o organismo evolui dia após dia. Trabalhamos sempre com a expectativa positiva”, disse.
Já em relação ao lateral Fagner, Lasmar afirmou que ainda não há certeza de presença no primeiro amistoso, contra a Croácia em Liverpool, na Inglaterra, no próximo dia 3 de junho. “O Fagner vem evoluindo de uma lesão na região posterior da coxa. Dentro das expectativas, ele tem apresentado uma resposta muito positiva. Já sabíamos que ele não estaria à disposição para os treinos com bola nessa semana. Mas a avaliação é diária é à medida que for evoluindo será progressivamente liberado para retorno ao campo, entregue à preparação física. A expectativa é que a partir da semana que vem ele comece os trabalhos de adaptação em campo e, dependendo da evolução do Fagner, poderá ou não participar do primeiro amistoso. Não existe uma segurança quanto a isso ainda”, avalia.
‘Evolução acima do esperado’
Teresópolis (AE) – De volta aos treinamentos após quase três meses afastado, o atacante Neymar está evoluindo acima do esperado e deve estar em boas condições para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, em 17 de junho, diante da Suíça. A avaliação é do preparador físico da seleção, Fabio Mahseredjian. Apesar disso, ele não quis confirmar se o atacante do Paris Saint-Germain estará em sua plenitude física para a estreia. “É difícil falar em percentual (de condição física). Não existe um equipamento que você coloque no atleta e diz que está com 100% de sua condição. Nós sempre queremos evoluir mais e qual é o 100% de um atleta de excelência, de um atleta de ponta? Nós não sabemos, não sabemos onde ele pode chegar”, considerou. “Nós estamos trabalhando com a evolução do atleta, e o que hoje eu posso afirmar é que a evolução dele está muito bem e acima até do esperado por nós”.
Para Fabio Mahseredjian, os treinos da próxima semana, já em Londres, darão uma melhor visão sobre como chegará Neymar para a Copa do Mundo. “Ele é um atleta de altíssimo nível e diferente. Nós sabemos que ele é diferente e pode fazer coisas diferentes para nos ajudar”, disse. “Esta semana de treinamento aqui na Granja, e principalmente em Londres, quando ele vai treinar com todo o grupo, com bola, trabalho de enfrentamento de 11 contra 11, vão acelerar esse processo de adaptação para que ganhe ritmo de jogo Claro que jogo é diferente, mas temos dois amistosos e a expectativa é de que ele participe”, completou o preparador físico.
O médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, por sua vez, ressaltou que Neymar passa por etapas bem definidas para o retorno aos gramados e que por isso é preciso esperar para saber a sua real condição. “O Neymar está na fase de retorno progressivo. Ele não treinou com todo o grupo, este é o próximo passo, e ele ainda não jogou, o que é o passo seguinte. Isso tudo faz parte de uma programação para que ele chegue no início da competição se sentindo seguro”.