Secretaria de Educação elimina 121 candidatos de concurso
Candidatos teriam descumprido edital ao usar celulares, trocarem informações e sairem das salas durante as provas
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou lista de 121 candidatos que estão eliminados do concurso público que oferece 16.700 vagas, distribuídas para os cargos de professor e especialista. De acordo com o documento publicado no Diário do Executivo, no último dia 27, as eliminações são decorrentes do descumprimento do edital, conforme registrado em ata durante a aplicação das avaliações no dia 8 de abril. Na ocasião, candidatos de diferentes regiões do estado relataram uma série de irregularidades, dentre estas, o uso de celulares e troca de informações entre os concorrentes dentro das salas de prova. O documento está disponível no site da organizadora www.fumarc.org.br.
A lista apresenta o nome, o número de inscrição e o motivo da eliminação. Em todos os casos, a justificativa se refere ao descumprimento de itens do edital como o uso de telefone celular e aparelhos eletrônicos; ausência da sala de aula durante o período de avaliação; uso de anotações, livros e outros materiais literário ou visual; comunicação com outros candidatos; perturbação da realização dos exames; a não entrega do caderno de provas no horário determinado. Os candidatos que não concordarem com o ato de eliminação podem interpor recursos. Para isso, é preciso acessar o site www.fumarc.org.br e informar o CPF e o número de inscrição.
Gabarito
O caderno de provas e o gabarito oficial das avaliações que foram reaplicadas no último domingo (29) em Varginha, Pirapora e Montes Claros também estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. De acordo com a SEE, após a análise do relatório feito pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) sobre a realização das avaliações em 8 de abril, foi constatado que apenas estas três localidades apresentaram problemas em quatro turmas que poderiam prejudicar o andamento do certame. Desta forma, os 1.493 candidatos que concorrem aos cargos de professor de matemática e de física em Varginha, de professor de matemática em Montes Claros e de professor de artes em Pirapora precisaram refazer os exames.
Concurso
O concurso da Educação oferece 16 mil vagas para professor e 700 para especialista, que serão distribuídas para as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Em todo o estado, foram 178.489 inscritos. A remuneração inicial é de R$ 2.135,64 para ambos os cargos. Segundo dados da assessoria da SEE, somente para a regional Juiz de Fora, que engloba também outros 29 municípios vizinhos, foram recebidas 8.439 inscrições. O número de vagas é de 302, sendo 290 para docentes e 12 para especialistas.